COS x Agnes Martin: Como nasce esta coleção cápsula?

colagem

A 7 de outubro o Museu Guggenheim de Nova Iorque inaugura a maior exposição sobre o trabalho de Agnes Martin, com o patrocínio da marca de moda COS que, além de financiar a exposição, lançará uma coleção especial para assinalar a data, a COS x Agnes Martin.

O museu tem uma relação antiga com a pintora. O primeiro quadro comprado pelo Guggenheim em 1963 tem como título ‘Flor Branca’ e tinha sido produzido em 1960. Agnes Martin teve uma vida longa (1912-2004) e uma carreira profícua a que os curadores do Guggenheim prestaram atenção, comprando mais peças para o acervo do museu e fazendo a assinatura de Martin figurar em diversas exposições coletivas.

'Flor Branca', Agnes Martin, 1960.
‘Flor Branca’, Agnes Martin, 1960.

A relação da COS com Agnes Martin também é íntima. Karin Gustafsson, diretora criativa da COS, diz que a obra da artista sempre influenciou as criações da marca. Os seus trabalhos pautam-se pela representação abstrata, pela repetição de formas geométricas, pelo padrão e são essas características que também encontramos nas coleções da COS.

Para assinalar duas relações duradouras, é lançada no mesmo dia da abertura da exposição a coleção cápsula COS x Agnes Martin, com estampagens que remetem diretamente para o universo da artista plástica. Karin Gustafsson explica-nos como surge esta coleção.

Como é que teve a ideia de fazer uma coleção inspirada em Agnes Martin?

O trabalho de Agnes Martin inspira a equipa de design da COS há muito anos. A incrível riqueza e tactabilidade do seu trabalho inspiraram-nos à criação dos nossos tecidos e dos nossos desenhos. Quando ouvimos que a respeitável Galeria do Guggenheim de Nova Iorque estava a planear uma enorme retrospetiva do trabalho dela, dispusemo-nos a descobrir se havia a possibilidade de fazer uma parceria. Enquanto patrocinadores da exposição também quisemos fazer referência aos seus desenhos tão distintos. Pensámos que uma coleção limitada seria a forma natural de mostrar como é que Agnes Martin influenciou a nossa marca.


Veja as peças da coleção da COS x Agnes Martin que chega às lojas no dia 7


Como foi o processo de criar uma coleção como esta?
Criar uma coleção inspirada apenas pelo trabalho de Agnes Martin foi realmente interessante e foi uma abordagem nova ao nosso trabalho. Pudemos olhar detalhadamente para a forma como Agnes Martin trabalhava, desde a forma como ela se vestia no seu atelier até à direção das pinceladas nas suas pinturas. A coleção cápsula presta homenagem ao trabalho de Agnes Martin através do uso das texturas, da cor e dos padrões. Os estampados e os padrões são fortemente influenciados pelo trabalho de Martin, mas não são interpretações literais. O corte das peças reflete a forma como a equipa de design interpretou as suas peças de arte com desenhos em tecido.

'Irmã mais nova', Agnes Martin, 1962.
‘Irmã mais nova’, Agnes Martin, 1962.

Os materiais desta coleção cápsula são muito diferentes dos usados na coleção outono inverno da COS?
Na COS prestamos muita atenção aos pormenores e gastamos muito tempo para encontrar o fornecimento dos tecidos adequado para todas a nossas coleções. A produção é o elemento-chave na COS, já que queremos que as nossas roupas tenham determinadas qualidades tácteis. No que toca à coleção COS x Agnes Martin não houve diferenças, sem ser a parte da inspiração no trabalho da artista. Escolhemos para ela linho e tela assim com algodão e caxemira pura. Sentimos que esta escolha de materiais nos possibilitou fazer as referências ao trabalho de Agnes Martin assim como ao seu guarda-roupa pessoal.

Quem deve comprar esta coleção?
Esperamos que a coleção agrade a todos os nossos clientes assim como aos amigos que temos no mundo das artes e do design. O nosso cliente atual tem uma mentalidade de grande cidade e é interessado na arte, no design, na arquitetura e aprecia a atenção ao detalhe e à qualidade das nossas coleções. Esta coleção cápsula tem artigos de homem e de senhora e vai estar disponível em lojas COS selecionadas pelo mundo fora, assim como no Guggenheim de Nova Iorque e também em cosstores.com.

SUBSCREVER

Subscreva a newsletter e receba semanalmente todas as noticias de forma confortável

packshot_site

APP DELAS

Aceda por telemóvel, smartphone ou tablet as notícias, informações, num ambiente atrativo e intuitivo, compatível com o seu equipamento.

Appstore Googleplay

Veja as peças da coleção da COS x Agnes Martin …