Cuidado! Um novo vírus infeta computadores através do Facebook e LinkedIn

Facebook

Pense duas vezes antes de abrir um vídeo ou imagem que lhe apareça no Facebook. Na semana passada alertámos as nossas leitoras para um vídeo que anda a circular nas redes sociais e bloqueia os iPhones em apenas três segundos. Agora surgiu uma imagem que está a circular no Facebook e LinkedIn e, ao ser aberta, espalha um vírus no seu computador, apoderando-se do sistema operativo de tal forma que tem de pagar um determinado valor exigido pelo próprio vírus para ter o seu computador de volta.

Este novo vírus tem o nome de Locky e trata-se de um ficheiro encriptado escondido sob a forma de imagem. Para alertar os internautas, a Check Point Software Technologies Ltd., uma empresa que atua em diversos países na área de segurança para a Internet, fez o vídeo abaixo, onde explica como o vírus atua depois de o utilizador abrir a imagem infetada.

a carregar vídeo

Leia também o artigo: Como fazer com que o Facebook mostre exatamente o que quer ver


O site The Financial Express explica que este vírus tem-se espalhado com facilidade porque os sistemas de segurança não o encaram como sendo um verdadeiro perigo, uma vez que se está a propagar-se através das redes sociais. A Check Point Software Technologies Ltd. já entrou em contacto com o Facebook e LinkedIn, mas ainda não se sabe que medidas de segurança serão tomadas pelos responsáveis das redes sociais.

Para já, a melhor forma de se proteger contra este vírus é evitar abrir imagens suspeitas que lhe apareçam no Facebook ou LinkedIn.

SUBSCREVER

Subscreva a newsletter e receba semanalmente todas as noticias de forma confortável

packshot_site

APP DELAS

Aceda por telemóvel, smartphone ou tablet as notícias, informações, num ambiente atrativo e intuitivo, compatível com o seu equipamento.

Appstore Googleplay

Relaxar num cinco estrelas a estrear