Cuidados que todas devem ter na menopausa

É diagnosticada quando passa um ano desde a última vez que a mulher teve o período. Enquanto algumas mulheres lidam bem com a menopausa, para outras é o início de uma fase complicada. Vêm os afrontamentos (calores súbitos), insónias, sintomas depressivos, irritabilidade, maior perda de massa óssea, diminuição da qualidade sexual causada pela secura vaginal e diminuição da libido e aumento do risco de doenças cardiovasculares e de osteoporose. Tudo sintomas que afetam a qualidade de vida das mulheres obrigam a cuidados especiais.

“Durante toda a nossa vida devemos ter cuidados com a alimentação, realizar atividade física, evitar uma vida stressante, ou seja, devemos eleger uma rotina de vida saudável. No entanto, nesta fase todos estes cuidados devem ser intensificados”, explica ao Delas.pt Patrícia Amaral, especialista em ginecologia e obstetrícia (na galeria de imagens acima pode conhecer todos os cuidados).


Leia também o artigo: Três novidades científicas sobre a menopausa


Para ajudar, os familiares e amigos devem “ter sempre presente as palavras tolerância, compreensão e partilha”. O tema já não é o tabu que era, mas continua a ser uma fase difícil de lidar para muitas mulheres.

“Pode existir uma associação com o envelhecimento e a noção de que a partir daquele momento a mulher deixa de poder procriar. Acaba por ser uma fronteira entre a vida fértil da mulher e a passagem para uma fase diferente”, acrescenta a especialista em ginecologia.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.

SUBSCREVER

Subscreva a newsletter e receba semanalmente todas as noticias de forma confortável

packshot_site

APP DELAS

Aceda por telemóvel, smartphone ou tablet as notícias, informações, num ambiente atrativo e intuitivo, compatível com o seu equipamento.

Appstore Googleplay

Spirulina: a fada verde