De estrela do “fitness” a exemplo de superação

che

A descrição de si mesma na rede social Instagram é esclarecedora: “Youtuber, entusiasta do fitness, a lutar contra um cancro nos ovários e a vencer”. Cheyann Shaw, norte-americana 23 anos, utilizava a plataforma de partilha de imagens online para mostrar imagens do seu corpo trabalhado. Uma jovem feliz por conseguir seguir o sonho de ser culturista de competição. Até há algumas semanas.

Tudo mudou quando lhe foi diagnosticado cancro nos ovários. Shaw passou a recorrer ao Instagram para dar conta da sua batalha. A forma como encara a doença transformou-a num exemplo de superação e hoje é seguida por quase 180 mil pessoas.

“Nunca vou parar de lutar, nunca vou perder a minha fé, nunca vou deixar o cancro vencer. Hoje foi um dia difícil psicologicamente, mas sei que amanhã vai ser muito melhor e estou grata por estar viva. Deus está a trabalhar para me dar forças para lutar e a iluminar o meu caminho”, escreve a jovem como legenda de duas fotografias, partilhadas lado a lado: uma de antes de descobrir a doença, outra da atualidade.

https://www.instagram.com/p/BNIuJ7lAncf/?taken-by=cheymarie_fit

 

“À esquerda, uma das últimas fotografia antes de descobrir o cancro. Pesava 58 quilos e tinha 15% de gordura corporal. O meu rabo estava quase como eu desejava. À direita: uma fotografia tirada ontem. Cancro do ovário em estádio 4. Após 14 dias no hospital, uma bolsa de colostomia e uma cirurgia bastante invasiva, estou a pesar 47 quilos. É muito pouco para mim, tenho 1,65 m de altura. Perdi tudo. O cancro tirou-me tudo: o corpo para o qual trabalhei durante dois anos, a habilidade de ser mãe e poder gerar um filho, o meu cabelo, e tanto mais. A única coisa que o cancro não me tirou foi a minha fé”, desabafa.

“Esta é a batalha mais difícil que vou encarar, mas sei que vou conseguir. A pior parte disto é encarar a mudança no meu corpo. É muito difícil olhar-me no espelho. Estou a aprender a amar-me novamente e sei que isto é temporário. Assim que os médicos deixarem, vou voltar a treinar e a recuperar o meu corpo”, diz ainda Cheyann Shaw.

Numa outra partilha, refere-se à forma como “a vida pode mudar em apenas um ano”. “Há um ano, estava em cima de um palco a lutar na minha primeira competição de fitness. Agora estou a lutar pela minha vida”.

https://www.instagram.com/p/BLZ-IOOgZPv/?taken-by=cheymarie_fit

 

As suas confissões, dos dias menos bons aos que consegue ter (ainda) mais esperança. E são raras as imagens em que não sorri. “A vida é o que fazemos dela. E eu serei amaldiçoada se deixar que um pouco de cancro me impeça de viver a minha ao máximo”.