Delas recebe prémio de inovação

Prémio Delas
Nuno Pinto Fernandes/ Global Imagens

O Delas.pt foi distinguido, na terça-feira, com o prémio de prata na categoria Inovação/ Lançamento – Projeto Digital, atribuído pela Meios&Publicidade. Ao todo, o Global Media Group, ao qual pertence a publicação feminina com cerca de ano e meio de existência, recebeu quatro prémios.

a carregar vídeo

“O Delas.pt é um site de informação generalista para mulheres. Estamos a fazer isto porque as mulheres normalmente não têm destaque nos jornais nem nos serviços noticiosos generalistas. Fazemos informação que tem moda, beleza, muita atualidade, muito feminismo e é uma aposta ganha, uma vez que somos os líderes de mercado em audiências”, explicou Carla Macedo, editora executiva do Delas.pt, durante a entrega do prémio.

Na mesma categoria, o site Motor 24, também do Global Media Group, foi distinguido com o prémio de bronze. José Carlos Lourenço, administrador do grupo, e Patrícia Lourenço, gestora de marca do site, subiram ao palco para receber o galardão.

“Uma boa ideia aliada a boas parcerias e a uma equipa feliz é sinónimo de grandes resultados”, afirmou José Carlos Lourenço.

O Prémio Inovação NOS, que nasceu de uma parceria entre a TSF, Dinheiro Vivo e NOS, arrecadou o prémio de bronze na categoria Projeto Integrado. Já iniciativa JN Direto, do Jornal de Notícias, ganhou o prémio de bronze na categoria Inovação Editorial.

Mulheres como motor da criatividade

O grande prémio da criatividade foi entregue à campanha Vamos pôr o Sequeira no lugar certo, uma iniciativa que passava por convocar os portugueses a comparticipar na compra do quadro “A Adoração dos Magos”, do célebre pintor Domingos Sequeira. Uma campanha conjunta do Museu Nacional de Arte Antiga e do jornal Público, com a colaboração da RTP, da Fundação Millennium BCP e da Direcção-Geral do Património Cultural.

No entanto, muitos outros galardões destacaram o que de melhor se fez em torno das mulheres, quer pelas campanhas que se centraram em produtos femininos, quer pelas ações de responsabilidade social que se centram nos dramas em que elas são, muitas vezes, as protagonistas.

Assim sendo, e no que diz respeito aos prémios M&P Criatividade, a violência no namoro da Carmen Young mereceu destaque, com o reconhecimento do galardão de bronze na categoria de campanha de Responsabilidade Social e ainda uma menção em shortlist no âmbito das redes sociais.

Destaque para a Fox Networks Group que conquistou um bronze na categoria de branded content de Mulher Versão FOX Life. Um projeto que, recorde-se, passou por criar quatro canções distintas que representassem as várias facetas das mulheres e que foram interpretadas por bandas nacionais como Cais Sodré Funk Connection, Samuel Úria, You Can´t Win Charlie Brown e D’Alva,

Na categoria de Autopromoções, o grande prémio e o Ouro ficou nas mãos da equipa de Conceição Lino e para a campanha do programa de informação da SIC, E Se Fosse Consigo?, estreado em abril de 2016 e que abordou temas como a violência doméstica, o racismo e, entre outros, o bullying.

Merecedora de destaque está também a campanha da TVI com a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima, que recebeu ouro na categoria Responsabilidade Social.


Leia mais sobre violência doméstica aqui


Ainda em televisão, a autopromoção da série Dentro, da estação pública, recebeu um bronze em ficção nacional (recorde a entrevista à autora aqui). No âmbito da internacional, Rainha do Sul, protagonizada pela sobrinha de Sónia Braga – Alice Braga -, mereceu prata, e aditou um prémio semelhante na categoria de campanha de Imprensa. Recorde-se que esta série tem sido exibida na Fox Life. A campanha Mulher Versão, também da Fox Networks Group Portugal, voltou a ser reconhecida com duas pratas: uma na categoria de Ação Especial em televisão e outra em Digital/Redes Sociais.

Imagem de destaque: Global Imagens