Deslandes faz pausa na carreira. “Não se chama desistir, chama-se cuidar”

Carolina Deslandes engravidou do seu segundo filho seis meses depois de ter sido mãe de Santiago. Um cenário “pouco comum”, refere, que a fez agora optar por uma pausa na carreira. “Vou ter outro filho. Sim, foi seguido e é pouco comum mas não é como se tivesse dito que ia comprar um unicórnio de estimação ou uma casa de férias em Marte”, escreve a cantora e autora na sua página de Instagram.

A artista recorda que fez “concertos até aos sete meses de gravidez, e três semanas após o nascimento do Santiago estava a fazer concertos”. “Desta vez decidi por pause nos concertos e viver a minha gravidez com a calma e o cuidado que requer, porque é muito próxima e tenho de me cuidar. Não parei de fazer canções nem de escrever, porque isso é a minha vida, mas parei de tocar por uns tempos”, anuncia.

Carolina e o pequeno Santiago
Carolina e o pequeno Santiago

Deslandes aproveita para recordar que “as mulheres são livres de viver” uma gravidez “com os cuidados necessários, sem que isso apague ou camufle todo o seu trabalho e todas as suas conquistas”. “São livres de se protegerem e pararem se assim tiver de ser. Não se chama desistir, chama-se cuidar”.

Noiva de Diogo Clemente, faz ainda uma retrospetiva da sua carreira e sublinha as diferenças entre mulheres e homens quando o assunto é ter filhos. “Este verão [de 2016] e em outros pisei vários palcos e dividi-os com vários colegas de profissão, a maioria homens. Vários desses colegas são pais, têm filhos, vários filhos até. Com uma diferença: Os homens não engravidam. Os homens não são fisicamente obrigados a parar, a ter outro tipo de cuidados, a dar de mamar, entre outras coisas”, começa por dizer.

“Nós, mulheres, somos abençoadas com essa missão e temos e ter os cuidados que isso implica: Cuidar da nossa saúde para proporcionarmos ao nosso filho um nascimento e crescimento saudável”.

“Estas pessoas que tenho a sorte de conhecer, estes artistas que são pais, podem ter seis filhos, dez filhos. São ‘homens de família’, são ‘bons pais e bons profissionais’, enquanto uma mulher é automaticamente ‘parideira’ e quando se fala dela profissionalmente diz-se ‘ah, mas ela vai ter um filho’, como se isso apagasse a sua história”, atira.

deslandes2

A terminar a sua mensagem, Carolina Deslandes afirma: “Pela minha família hei de sempre fazer tudo”.