Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino celebra-se pela terceira vez

mulheres-empreendedoras

A 19 de novembro de 2014 era criado, pela ONU, o Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino. O objetivo da criação desta data simbólica é apoiar e incentivar o empoderamento das mulheres, sobretudo a nível económico.

O dia foi celebrado, na véspera (ontem), na sede das Nações Unidas, em Nova Iorque, devendo hoje, ser assinalado um pouco por todo o mundo. No primeiro ano foram 144 os países que assinalaram a data, no segundo, 2015, o número subiu para 153.

Fundado e implementado por iniciativa de Wendy Diamond, que colaborou como voluntária com a fundação Adelante, nas Honduras, uma organização que concede microcrédito a mulheres de baixos rendimentos. No regresso aos Estados Unidos, Wendy Diamond decidiu que queria desenvolver algo que permitisse apoiar projetos e causas semelhantes, descreve a informação da página da organização, afeta à ONU, http://womenseday.org/. A atribuição de prémios e programas de apoio são algumas das iniciativas criadas com a instauração deste dia.


Leia também: Maria José Amich: “Não é correto manter as desigualdades.”

Isabel Neves: “As mulheres ainda têm medo de assumir o palco”

Mulheres ajudam ao sucesso de startups femininas


O dia serve também para analisar e discutir as questões do empoderamento feminino, sendo assinalado com vários eventos nos vários pontos do globo onde é celebrado.

No início deste ano, o governo português anunciou a atribuição de benefícios para empresas criadas por mulheres.

O empreendedorismo feminino tem sido um dos assuntos frequentemente abordados pelo Delas. Nos links abaixo, pode ler as histórias de algumas empreendedoras portuguesas e dos seus projetos:

Wow! Tornei-me na empresária dos meus sonhos!

O Algarve ‘deu-lhes’ laranjas, elas fizeram o “limoncello” português

Como duas empreendedoras combateram o desemprego

 

Imagem de destaque: Bikeriderlondon/Shutterstock

SUBSCREVER

Subscreva a newsletter e receba semanalmente todas as noticias de forma confortável

packshot_site

APP DELAS

Aceda por telemóvel, smartphone ou tablet as notícias, informações, num ambiente atrativo e intuitivo, compatível com o seu equipamento.

Appstore Googleplay

Estes serão seus colegas e trabalham sem salário…