Dickens chega à RTP1 numa série “única” e “sem precedentes”

O primeiro canal da estação pública tem agendada a estreia da série ‘Dickensian’ para o próximo dia 20 de setembro. Esta produção da britânica BBC “é uma celebração do romancista de renome mundial e do seu incrível talento para contar histórias”. “Adaptações televisivas mais antigas dos trabalhos de Charles Dickens [1812-1870] têm sido, tradicionalmente, apenas fiéis aos livros, mas ‘Dickensian’ é uma abordagem completamente nova e única”, explicou Bellinda Campbell, produtora executiva da série.

Durante as gravações que aconteceram no ano passado em Londres, Inglaterra, Campbell revelou em declarações ao DN que o famoso Fagin de ‘Oliver Twist’, assim como a dupla Scrooge e Marley de ‘A Christmas Carol’, vão renascer aqui de uma forma “surpreendente”. “Esta série transporta as personagens para um novo mundo onde qualquer coisa é possível. Os espectadores são convidados a entrar num universo povoado por algumas das personagens mais icónicas da literatura e poderão ver as suas vidas e os seus percursos interligarem-se de forma única”, sublinhou a também chefe do departamento de ficção da produtora Red Planet Pictures, que está encarregada deste projeto.

Para a sua concretização foi criado um cenário personalizado e à escala real em Londres, que permitiu criar uma versão da “Londres de Dickens” que se perdeu com o avançar dos anos. Um set que reproduz “uma rua de 90 metros, com um pub totalmente funcional numa das extremidades e uma arcada de 16 colunas, uma igreja e tribunais na outra” são exemplos. Deste cenário fazem ainda parte 27 edifícios de dois andares e sete becos que levam a uma rua paralela de 30 metros.

Uma série “sem precedentes”, diz Bellinda Campbell, composta por 20 episódios e cujo custo de produção rondou os 30 milhões de euros. O elenco agrupa nomes como Stephen Rea, Shirley Valentine, Caroline Quentin, Peter Firth e Joseph Quinn, enquanto a equipa de argumentistas se faz representar por Tony Jordan (que atua tambémcomo produtor), Justin Young, Sarah Phelps, Simon Winstone, Chloe Moss e Julie Rutterford.

 

SUBSCREVER

Subscreva a newsletter e receba semanalmente todas as noticias de forma confortável

packshot_site

APP DELAS

Aceda por telemóvel, smartphone ou tablet as notícias, informações, num ambiente atrativo e intuitivo, compatível com o seu equipamento.

Appstore Googleplay

Kate Middleton, a referência a seguir no mundo da…