Diz palavrões enquanto faz exercício? É este o efeito que produz no seu corpo

Um novo estudo da Universidade de Keele, no Reino Unido, descobriu que dizer palavrões enquanto se faz desporto aumenta a força física e resistência. A equipa de Richard Stephens decidiu investigar este fenómeno depois de, num estudo anterior, ter concluído que proferir asneiras torna os seres humanos capazes de lidar com a dor durante mais tempo.

Para chegar até estes resultados, os investigadores reuniram dois grupos e pediram a um deles para dizer um palavrão – podia ser o mesmo que utilizam quando se aleijam, por exemplo – antes de começar a pedalar numa bicicleta ergométrica durante 30 segundos ou enquanto agarravam um dispositivo que mede a força da mão. Os elementos do outro grupo apenas tinham de proferir uma palavra “neutra”.

O responsável pelo estudo revelou à Newsweek que, após este teste, os participantes que disseram o palavrão registaram “um aumento de energia 4% superior ao outro grupo nos primeiros cinco segundos e, 30 segundos depois, o aumento foi de mais 2%”.

Apesar de todos estes avanços, os cientistas ainda não estão satisfeitos com o que descobriram sobre os efeitos dos palavrões no corpo humano.

“Ainda há muito para descobrir sobre os efeitos que os palavrões têm na resistência e tolerância à dor. Ainda temos de entender totalmente o poder”, explicou Richard Stephens, que apresentou os resultados desta investigação no encontro anual da Sociedade de Psicologia Britânica.

Melissa Mohr, especialista inglesa em literatura medieval e renascentista e autora de Holy Sh*t: A Brief History of Swearing (Grande M*rda: Uma Breve História do Asneiredo, em português), já tinha explicado à Notícias Magazine, há cerca de um ano, que dizer asneiras é o mais próximo que temos da violência sem que haja contacto físico.

“Livrarmo-nos das palavras com as quais exprimimos ódio não acaba com o ódio em si, a agressão ou o conflito. Elas são catárticas. Aliviam como nenhuma palavra comum consegue”, acrescentou Melissa Mohr.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.

SUBSCREVER

Subscreva a newsletter e receba semanalmente todas as noticias de forma confortável

packshot_site

APP DELAS

Aceda por telemóvel, smartphone ou tablet as notícias, informações, num ambiente atrativo e intuitivo, compatível com o seu equipamento.

Appstore Googleplay

Alunos do Porto criam aplicação que ajuda pessoa…