Dormir mal engorda?

A fisiologista Teresa Manafaia explica uma das consequências de se dormir mal e o que deve fazer para garantir um sono reparador.

Dormir mal pode alterar o ritmo circadiano de hormonas-chave no processo de emagrecimento, explica a fisiologista Teresa Manafaia, autora do livro ‘Perder a barriga sem fazer abdominais’ (Manuscrito). “Nomeadamente poderá vir a sofrer de altos níveis de cortisol, hormona de stress que degrada massa muscular, podendo contribuir para baixar o metabolismo, ou seja, passa a gastar menos quilocalorias no dia-a-dia.”

Para manter um sono adequado é fundamental deitar cedo e garantir que o sono é reparador, acrescenta a especialista. “O afastamento de fontes de energia electro-magnética é muito importante, por isso recomendo que desligue todos os dispositivos elétricos do quarto, e de preferência, as redes wi-fi de toda a casa (por exemplo a box da TV). O telefone pode ficar em modo de voo durante o sono.”

SUBSCREVER

Subscreva a newsletter e receba semanalmente todas as noticias de forma confortável

packshot_site

APP DELAS

Aceda por telemóvel, smartphone ou tablet as notícias, informações, num ambiente atrativo e intuitivo, compatível com o seu equipamento.

Appstore Googleplay

Menstruação: que nenhum sangue nos pare!