É perigoso tirar selfies a mostrar os dedos

selfie

Pense duas vezes antes de voltar a tirar uma selfie enquanto faz o símbolo da paz, da vitória ou a saudação da saga Star Treck. Um grupo de investigadores da Universidade Nacional de Informática do Japão desenvolveu um método que permite copiar as impressões digitais a partir de fotografias que sejam tiradas por uma câmara digital ou um smartphone com alguma qualidade fotográfica, até três metros de distância.


Segundo o jornal espanhol El País, com esta cópia das suas impressões digitais qualquer pessoa pode passar por sistemas de segurança, desbloquear telemóveis e computadores e até abrir portas, fazendo-se passar por si com uma facilidade incrível.

Para os especialistas que desenvolveram este método, a maioria das pessoas não precisa de se preocupar. Como são “relativamente anónimas”, torna-se difícil para um possível atacante encontrar precisamente as impressões digitais da vítima a quem pretende roubar a identidade, pois não é assim tão comum tirar-se fotos em que se mostram os dedos. No entanto, pode tornar-se num verdadeiro pesadelo para celebridades e outras figuras públicas.

O El País sugere como soluções para o problema a utilização de uma tinta transparente nos dedos que possibilite na mesma a deteção ou a identificação das impressões digitais mas não deixe que sejam copiadas – está a ser desenvolvida e não deve chegar ao mercado tão cedo – ou o melhoramento dos sistemas de leitura de impressões digitais, impedindo que se tenha acesso às informações ilegalmente.

Antes de ser possível retirar as impressões digitais através de selfies, já se conseguiu, com métodos semelhantes, copiar chaves, bilhetes de avião e cartões de crédito.


Os mais lidos:

1.

2.

3.

SUBSCREVER

Subscreva a newsletter e receba semanalmente todas as noticias de forma confortável

packshot_site

APP DELAS

Aceda por telemóvel, smartphone ou tablet as notícias, informações, num ambiente atrativo e intuitivo, compatível com o seu equipamento.

Appstore Googleplay

Pedro Almodóvar lidera júri do festival de Canne…