‘Elena de Avalor’. A princesa latina que quer reinar na Disney

Elena é a princesa herdeira do reino de Avalor

Elena é uma adolescente corajosa, aventureira, que salva o seu reino das mãos de uma feiticeira maléfica. Depois de ter perdido os pais, tem de aprender a governar como princesa herdeira, até ter idade suficiente para ser rainha. Recheada de culturas latinas, a série de animação ‘Elena de Avalor’ é aquela que, todas as manhãs de sábados e domingos, transmite valores de “diversidade”, “coragem”, “força” e “liderança” aos jovens espectadores do Disney Channel.

“O que diferencia a Elena de outras personagens femininas é o facto de ela estar a liderar o seu reino. É uma princesa corajosa, engenhosa, inteligente, mas não é perfeita e tem muito para aprender”, começa por realçar Craig Gerber, criador e produtor executivo da série, em entrevista exclusiva ao Delas.pt.

“Em televisão, o homem tinha, tradicionalmente, o papel principal. Mas agora vemos cada vez mais mulheres e isso é fantástico. Quanto mais diversidade, melhor. É importante que as pessoas vejam mulheres fortes em papéis de liderança, porque esse é o mundo onde vivemos”.

Série é fortemente inspirada pela comunidade latina dos EUA
Série é fortemente inspirada pela comunidade latina dos EUA

A personalidade singular de Elena e a forma como a trama está escrita vão, na opinião de Craig, “atrair audiências mais jovens, que sentem que estão preparadas para maiores responsabilidades”. “Ela está a aprender a ser líder. E, enquanto líderes, temos de ser responsáveis, de tomar decisões, temos de ser sábios, corajosos, de lutar por aquilo em que acreditamos mas, também, de respeitar a opinião dos outros. As crianças não podem liderar um reino, mas podem liderar na sua sala de aula, na comunidade ou entre amigos”.

Nascido e criado na Califórnia, EUA, o criador fez questão de transportar a “vibrante cultura latina” dessa região para a série de animação. “Eu cresci rodeado por pessoas latinas. Até na escola ensinavam história do México, porque a Califórnia foi parte desse país. E depois viajei muito pela América Latina e por Espanha quando era jovem, por isso sempre me senti inspirado por isso”, contou Gerber.

“Ao trabalhar nos estúdios de animação da Disney, apercebi-me de que havia uma grande necessidade e desejo de criar uma princesa latina. Foi uma boa oportunidade para eu juntar as duas coisas que mais me inspiram: a cultura latina e a animação”

‘Elena de Avalor’ estreou-se em julho nos EUA. O impacto foi tão grande que, um pouco por todo o lado, já se veem raparigas vestidas como a heroína da trama. “Se formos agora à Disneyland, já se veem mais meninas vestidas de Elena do que de qualquer outra princesa. Acredito que tem potencial para ser uma das maiores personagens da Disney”.

Os novos episódios da animação são transmitidos todos os sábados e domingos pelo Disney Channel, às 10.10.

SUBSCREVER

Subscreva a newsletter e receba semanalmente todas as noticias de forma confortável

packshot_site

APP DELAS

Aceda por telemóvel, smartphone ou tablet as notícias, informações, num ambiente atrativo e intuitivo, compatível com o seu equipamento.

Appstore Googleplay

Miley Cyrus confirma casamento… mas não gos…