Empanada galega

Empanada galega

Tempo total: 2 hours

Porções: 4

Ingredientes

  • Massa: 500 g de farinha, 1 dl de água, 1 dl de vinho branco, 0,5 dl de azeite, 50 g de manteiga, 1 embalagem de fermento seco (11g), 1 colher de chá de sal.
  • Recheio: 2 postas de bacalhau demolhado, cozido, sem pele nem espinhas, 3 cebolas médias, 2 dentes de alho, 1/2 lata pequena de tomate triturado, passas a gosto, 1 pimento vermelho assado cortado às tiras, 3 c. de sopa de vinho branco, 1 colher de chá de pimentão doce, azeite, sal e pimenta.

Instruções

  1. Para a massa: amorne a água com o azeite, o vinho branco, a manteiga e dissolva o fermento nesta mistura. Deite a farinha numa tigela, misture com o sal e junte a mistura líquida, amassando à mão ou num robô de cozinha, até obter uma massa lisa. Faça uma bola e polvilhe com farinha, coloque numa tigela tapada com um pano ou com película aderente e deixe levedar num sítio temperado até duplicar o volume, cerca de uma hora.
  2. Para o recheio: corte as cebolas às rodelas e leve-as a lume brando com o azeite, até ficarem translúcidas. Acrescente o tomate, os dentes de alho picados e por fim as lascas de bacalhau cozido. Retifique os temperos e deixe apurar em lume brando. Junte o vinho branco e deixe reduzir, mas não muito, pois a mistura deve ficar com algum molho. Junte as passas e o pimentão doce. Retire do lume e deixe arrefecer. Preparação da empanada: divida a massa em duas partes. Com a ajuda de um rolo da massa comece por estender o fundo da empanada, em círculo ou em retângulo. Coloque a placa de massa num tabuleiro polvilhado com farinha. Cubra este fundo com o guisado de bacalhau frio e bem escorrido (reserve o molho), com cuidado, para não chegar muito perto das extremidades da massa pois vai precisar de espaço para unir o fundo e a tampa da empanada. Por cima do recheio disponha o pimento em tiras. Estenda uma segunda placa de massa, igual à primeira, e coloque- a por cima do recheio. Enrole as extremidades das duas placas, a toda a volta, fechando bem o recheio. Faça um buraco no meio, para fazer de «chaminé». Leve ao forno, previamente aquecido a 200 °C juntamente com um recipiente com água, para criar vapor e evitar que seque. A cozedura depende do forno, cerca de 20 minutos a 200 °C e mais 20 minutos a 180 °C.
  3. Está cozido quando a massa ficar ligeiramente dourada e fizer um som oco ao toque, como a massa de pão. Retire do forno e pincele generosamente com o molho até a massa o absorver e ganhar cor.
http://www.delas.pt/empanada-galega/

SUBSCREVER

Subscreva a newsletter e receba semanalmente todas as noticias de forma confortável

packshot_site

APP DELAS

Aceda por telemóvel, smartphone ou tablet as notícias, informações, num ambiente atrativo e intuitivo, compatível com o seu equipamento.

Appstore Googleplay

Tarte de espargos verdes com queijo