Escola: Guia dos novos exames para passar com positiva

Guia dos novos exames para passar com positiva ( António Gomes / Global Imagens )

O que muda no novo calendário de exames e provas escolares do ensino básico depois das mexidas levadas a cabo pelo Ministério da Educação, tutelado por Tiago Brandão Rodrigues, e já antes pelas alterações que tinham sido aprovadas no Parlamento? Numa altura em que as palavras exames, avaliação, aferição e PET soam a algo confuso, mas importante, eis um guia para tirar as dúvidas e que leva em conta a idade média dos estudantes.


2ª ano
Os alunos que tenham 7/8 anos passam a fazer prova de aferição. No ano letivo 2015/16, uma prova incide sobre Português e a outra sobre Matemática, ambas já terão de integrar a componente de Estudo do Meio. No próximo ano letivo, 2016/2017, a aferição vai incluir a área de Expressões. De acordo com o calendário escolar, a aferição, que não conta para a nota final, deve ser feita na última semana do terceiro período, ou seja, entre 6 e 9 junho, e nas escolas dos alunos.


4º ano
Desaparecem os exames que tinham de ser feitos pelos estudantes que têm 9/10 anos. Em finais de novembro, o BE, PCP, PS, PEV e PAN aprovaram no Parlamento a extinção destes testes de avaliação, anulando as datas que até já estavam agendadas (24 e 26 de maio).


5º ano
Os alunos que têm 10/11 anos passam a fazer provas de aferição a Português e Matemática. A partir de 2016/2017, estes testes vão incidir sobre outras áreas do currículo de forma rotativa. Exames esses que não contam para avaliação e que este ano serão realizados na última semana de aulas. Assim, de acordo com o calendário escolar, é importante anotar e reservar o período de 6 a 9 junho.


6º ano
São extintos os exames que deviam ser realizados pelos alunos de 11/12 anos, em maio. Estas provas de avaliação deixam de ter lugar.


8º ano
Os alunos que têm 13/14 anos passam a fazer provas de aferição a Português e Matemática. A partir de 2016/2017, as provas vão incidir também sobre outras áreas do currículo de forma rotativa. Estes testes, que não contam para a avaliação final, deverão ser feitos após a última semana de aulas (o último dia é 9 de junho), em datas que sejam compatíveis com o calendário de avaliações externas.


9º ano
Fim, para quem tem 14/15 anos de idade, do exame de Inglês, o Preliminary English Test, mas são mantidas as provas de avaliação a Português e Matemática, tal como definido desde 2005. Os resultados destas duas avaliações valem 30% da nota final.

SUBSCREVER

Subscreva a newsletter e receba semanalmente todas as noticias de forma confortável

packshot_site

APP DELAS

Aceda por telemóvel, smartphone ou tablet as notícias, informações, num ambiente atrativo e intuitivo, compatível com o seu equipamento.

Appstore Googleplay

Suécia obriga pais a três meses de licença de p…