Esfoliantes de corpo, o segredo para uma pele e um bronze invejáveis

Esfoliar a pele do corpo é um ritual de beleza que devemos fazer com regularidade, sobretudo no verão. Nesta altura do ano, a nossa epiderme encontra-se mais exposta aos perigos do meio ambiente e a prática deste cuidado de beleza torna-se essencial para renovar a pele, mantendo-a saudável, limpa e bonita.

A transpiração, a poluição, assim como os raios solares acabam por afetar a nossa epiderme, envelhecendo-a. Proceder a uma esfoliação corporal, uma vez por semana ou de 15 em 15 dias, é uma forma de remover a sujidade entranhada nos poros e todas as células mortas.

Quer tenha pele seca ou oleosa, saiba que pode e deve esfoliá-la. Tenha apenas atenção e escolha o produto certo. Para epidermes oleosas o ideal são esfoliantes leves, com uma textura em gel, por exemplo, e que contenham ácido salicílico, que ajuda a controlar a produção de oleosidade, sendo bastante utilizado em produtos que se destinam a combater o acne. Já as peles secas devem procurar esfoliantes em creme que promovam a hidratação das novas células.

O resultado é sempre uma pele limpa e renovada, com capacidade para absorver melhor os cremes hidratantes ou os anti-celulíticos, pois não existem células mortas ou poros obstruídos a dificultar a absorção dos produtos. Deste modo, consegue-se uma pele macia e com brilho natural mais facilmente.

O esfoliante corporal é também um dos segredos para conseguir um bronzeado mais rápido e bonito. A eliminação das células mortas vai deixar a pele mais lisa e uniforme, o que previne o aparecimento de manchas na pele. Além disso, o facto de a epiderme ser nova e facilmente hidratável, evita que escame após algumas exposições solares.

Esfoliar a pele é também uma mais-valia para a circulação sanguínea. Ao aplicarmos o esfoliante acabamos por proceder a uma pequena massagem, onde realizamos movimentos (o ideal é serem circulares) que acabam por levar a um aumento do fluxo sanguíneo. Esta estimulação pode ser bastante importante em determinadas zonas do corpo. Nas pernas, por exemplo, ajuda na prevenção de inchaço e varizes e até na diminuição da celulite.

No entanto, não faça deste cuidado de beleza uma rotina diária, pois pode acabar por ferir a pele ou fragilizá-la, e também não o ponha em prática depois de fazer a depilação, pois a pele vai estar bastante sensível. Também não deve utilizar o esfoliante de corpo no rosto, porque a pele da cara é mais fina e frágil. Além disso têm necessidades diferentes.

Fazer o uso correto dos esfoliantes corporais é meio caminho andado para ter uma pele macia, hidratada, bonita e saudável durante todo o ano. Para conhecer alguns dos produtos disponíveis no mercado, é só percorrer a nossa galeria de imagens.

 


Veja ainda porque devemos fazer do pós-solar o nosso melhor amigo este verão.