Esta é a primeira mulher a comandar Guarda da Rainha em Inglaterra e não é inglesa

A capitã canadiana filha de uma emigrante brasileiro no país é a primeira mulher a comandar a Guarda Real no Palácio de Buckingham, em Inglaterra, disse hoje à agência Lusa, uma fonte do exército canadiano.

“Hoje [segunda-feira], pela primeira vez na história, a Guarda da Rainha no Palácio de Buckingham foi comandada por uma oficial das Forças Armadas Canadian”, anunciou em comunicado o exército canadiano.

O oficial de relações públicas do exército canadiano, Derek Reid, revelou à Lusa, que Megan Couto, de 24 anos, “é a filha mais velha de emigrantes do Brasil (Joe) e da Coreia do Sul (Seon)” e é a “primeira mulher a comandar a Guarda da Rainha”.

“Parabéns à capitã Megan Couto, que fez hoje história por ser a primeira mulher da infantaria a comandar a Guarda da Rainha. As mulheres têm estado envolvidas no serviço militar canadiano há mais de 100 anos”, começou por afirmar ao ‘site’ do exército canadiano, o ministro federal da Defesa do Canadá, Harjit Sajjan.

Megan Couto à frente do batalhão que comanda (REUTERS/John Stillwell/Pool)

O governante mostrou-se ainda “muito orgulhoso” por as Forças Armadas Canadianas liderarem nas áreas da “igualdade e dos direitos das mulheres”.

Estou extremamente honrada de ter o privilégio de comandar um dos cinco corpos da guarda no Reino Unido. Celebrar os 150 anos do Canadá como elemento da Guarda Real é uma oportunidade única na vida”, sublinhou Megan Couto.

A oficial alistou-se no exército canadiano no verão de 2010. Após concluir a formação no Real Colégio Militar Canadiano em Kington, foi transferida para o segundo batalhão ‘Princesa Patrícia’, localizado na base em Shilo, no Manitoba.

Como parte das celebrações dos 150 anos do Canadá, 80 soldados do segunda batalhão ´Princesa Patrícia’ e 35 elementos da Banda de Artilharia Real Canadiana integram das cerimónias oficiais da Guarda da Rainha no Reino Unido, até ao dia 03 de julho.

SUBSCREVER

Subscreva a newsletter e receba semanalmente todas as noticias de forma confortável

packshot_site

APP DELAS

Aceda por telemóvel, smartphone ou tablet as notícias, informações, num ambiente atrativo e intuitivo, compatível com o seu equipamento.

Appstore Googleplay

Futebol feminino quer bons resultados no Euro 2017…