Saiba quanto custa estagiar em Lisboa e no Porto

A maioria dos estágios em Portugal não são remunerados. Quando têm de se deslocar para longe de casa os estudantes portugueses precisam da ajuda dos pais ou outros familiares para se sustentarem. Trabalham sem nada receber e precisam de pagar alojamento, alimentação e transportes, entre outras despesas. Um estudo da Uniplaces, uma plataforma online para alojamento de estudantes universitários, concluiu que para estagiar em Lisboa e poder sustentar-se cada estudante precisa de um salário de 650 euros. O Porto, por sua vez, é a cidade mais barata da Europa para se estagiar, exigindo apenas 500 euros mensais.

“Os estágios são, nos dias de hoje, a forma mais rápida de os licenciados acederem ao mercado de trabalho e começarem a contactar com a realidade empresarial. No entanto é muito importante que a remuneração média mensal auferida seja suficiente para garantir a autonomia financeira. Estes dados da Uniplaces têm como base os custos de vida básicos de casa, alimentação e deslocações casa-trabalho”, explicou em comunicado André Rodrigues Pereira, Country Manager da Uniplaces em Portugal.


Leia também o artigo: Receba 11 mil euros para beber cerveja e viajar


Ao contrário do que acontece em Portugal, em Espanha grande parte dos estagiários são remunerados. Na capital, Madrid, recebem em média 400 euros por mês. Contudo, o valor ainda fica muito abaixo daquele que gastam em alojamento, transporte e alimentação, que ronda os 700 euros.

Paris, Londres e Bayern são as três cidades europeias onde os custos básicos de vida são mais elevados. Para viver em Paris, um estudante precisa de 1050 euros por mês, em Londres mil libras (1162 euros) e em Bayern 830 euros. Veja, na galeria de imagens acima, quais as cidades europeias mais caras e mais baratas para se estagiar.

Este estudo da Uniplaces foi baseado nos dados da InternsGoPro, uma plataforma online que apoia a empregabilidade de jovens licenciados através da partilha das melhores ofertas de emprego e práticas empresariais.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.

SUBSCREVER

Subscreva a newsletter e receba semanalmente todas as noticias de forma confortável

packshot_site

APP DELAS

Aceda por telemóvel, smartphone ou tablet as notícias, informações, num ambiente atrativo e intuitivo, compatível com o seu equipamento.

Appstore Googleplay

Sara Marques: “A minha credibilidade é afirmada…