Estas mulheres assinam o que de melhor se faz em Portugal

A Sociedade Portuguesa de Autores (SPA) assinala, esta segunda-feira, 22 de maio, o Dia do Autor Português, que coincide com o 92.º aniversário da cooperativa.

Para assinalar as duas efemérides, a SPA atribui vários prémios, entre eles o de consagração de carreira, que distingue, este ano, o maestro António Victorino d’Almeida. O prémio é justificado pelas “seis décadas de carreira como compositor, escritor, realizador de cinema e grande comunicador televisivo, com amplo e merecido reconhecimento do público e da crítica”, refere a SPA na sua página oficial.

A lista prossegue com outras distinções, dominada por homens e a apenas com duas mulheres: Maria João Pires e Tonicha.


O Delas.pt assinala o Dia do Autor Português, lembrando algumas das melhores autoras nacionais, das mais diversas áreas. Veja quais na nossa fotogaleria.


Além do prémio de consagração de carreira, neste dia, a SPA atribui também as medalhas de honra a António Arnaut, José Manuel dos Santos, Filipe La Féria, Pedro Barroso, Jorge Fernando, Mário Mesquita e Maria João Pires e a entidades como a Casa do Artista e o Teatro da Trindade, que completa 150 anos de existência.

Já os prémios Pró-Autor, outras das distinções, distinguem Fernando Pereira, Tonicha, ao Museu do Neo-Realismo, à Civitas-Associação de Defesa e Promoção dos Direitos dos Cidadãos e à jornalista da RTP Teresa Nicolau.

As distinções são formalmente atribuídas ao final da tarde, desta segunda-feira, numa cerimónia onde serão lançados os livros Pela Águia, de Tiago Correia, Eu, Tu, Ele, Nós, Vós, Eles! e O Corvo e a Raposa, de Sérgio Godinho e entregue o Grande Prémio de Teatro Português SPA/Teatro Aberto.

Imagem de destaque: Rui Oliveira / Global Imagens

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.

SUBSCREVER

Subscreva a newsletter e receba semanalmente todas as noticias de forma confortável

packshot_site

APP DELAS

Aceda por telemóvel, smartphone ou tablet as notícias, informações, num ambiente atrativo e intuitivo, compatível com o seu equipamento.

Appstore Googleplay

Conhece os benefícios do abraço?