Este chá faz milagres ao seu corpo

É feito a partir de folhas da planta de chá Camellia Sinensis, tal como todos os chás, mas o matcha tem a particularidade de ser cultivado, produzido e ingerido de forma diferente de todos os outros tipos de chás: é cultivado à sombra e a sua folha é ingerida na totalidade. Os benefícios que traz para a saúde são incríveis, tanto que já é considerado o super-herói dos chás e um superalimento em todo o mundo (na galeria de imagens acima pode ver os benefícios para a saúde e algumas receitas).

Os primeiros a descobri-lo foram os chineses, país onde o matcha teve origem. Mas rapidamente o chá começou a ser consumido no Japão, logo no século XII. Quando os monges japoneses descobriram que os longos períodos de meditação se tornavam mais fáceis depois de beberem matcha nunca mais quiseram outra coisa. Hoje até são considerados os mestres do matcha.

O mestre Zen Myon Eisai foi quem levou da China para o Japão as primeiras sementes de chá e já na altura escreveu sobre os benefícios desta planta e do matcha, em particular.

links_Facebook_Maddie01

“Eisai acreditava que os chineses tinham vidas longas e saudáveis devido ao consumo de chá e às suas propriedades medicinais e encorajava os japoneses a adotarem o mesmo hábito”, pode ler-se em O livro do chá matcha, de Louise Cheadle e Nick Kilby, onde pode ficar a saber tudo sobre este super-herói dos chás.

Como superalimento, o matcha já nem é apenas consumido como os chás tradicionais. Há gelado de matcha, bolos e sobremesas, pastelaria, leite, cerveja, batatas fritas, torradas e até KitKats, como pode ver na imagem abaixo.

Kit Kat matcha
KitKat de matcha

Ficha técnica do livro:

Matcha

O livro do chá matcha, de Louise Cheadle e Nick Kilby. Editora Planeta, 19,95 euros

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.

SUBSCREVER

Subscreva a newsletter e receba semanalmente todas as noticias de forma confortável

packshot_site

APP DELAS

Aceda por telemóvel, smartphone ou tablet as notícias, informações, num ambiente atrativo e intuitivo, compatível com o seu equipamento.

Appstore Googleplay

A pílula reduz a sensação de bem-estar