Chovem cerejas este verão

Cerejas, quem nunca as usou para enfeitar as orelhas? Agora elas estão por todo o lado e prometem dar cor aos nossos dias. Malas, colares, peças vestuário e artigos de cosmética estão todos a glosar o mote na forma, o cheiro e no padrão deste mon chéri natural.

As primeiras cerejas, as de comer, começam a surgir em maio mas junho é que é o mês delas. São ricas em hidratos de carbono, potássio e fibra, têm ainda propriedades refrescantes, laxantes e diuréticas.

O principal produtor mundial de cerejas é, atualmente, a Turquia, mas em Portugal também há produção nacional, onde nem todas são iguais. Destacam-se a Lisboeta, a Saco do Douro e a São Julião. A mais conhecida é a Saco da Cova da Beira. Vem do Fundão e apresenta-se como o ex-libris da Beira Baixa, sendo considerada o ouro vermelho da região. Por isso, além da venda do fruto, a região aposta também em novos produtos diferentes, todos com sabor e/ou cheirinho a cereja – é o caso dos bombons de cereja, dos licores, do gelado, do chá preto aromatizado com cereja, do gin de cereja e até do sabonete artesanal.

Com cerejas por todo o lado, não será difícil acabar com algumas nódoas deste fruto a enfeitar a roupa. Mas saiba que há solução. A única coisa que nunca pode fazer é colocar a peça de roupa diretamente na máquina, pois vai fazer com que a nódoa fique ainda mais entranhada nas fibras.

Uma das dicas é lavar a peça de roupa com água e sabão, deixá-la de molho em leite, por 12 horas e voltar a lavar normalmente. Pode ainda apostar na teoria de que não há nada melhor para tirar uma nódoa de fruta, do que outra fruta e recorrer ao limão. Pegue na peça de roupa, passe-a por água fria para a molhar e, de seguida, esfregue sumo ou pedaços de limão por cima da nódoa. Deixe secar (tenha cuidado com o sol, porque o limão ao sol queima as fibras do tecido) e volte a lavar. Caso não tenha limão pode sempre optar por usar vinagre. Junte água morna, detergente para a loiça e vinagre, coloque a peça de roupa de molho por 20 minutos e depois lave-a normalmente.

Agora que já viu que não precisa ter medo das nódoas de cereja, aproveite para dar um olhinho na nossa galeria de imagens onde a cereja é rainha. Garantimos que não se vai sujar.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.

SUBSCREVER

Subscreva a newsletter e receba semanalmente todas as noticias de forma confortável

packshot_site

APP DELAS

Aceda por telemóvel, smartphone ou tablet as notícias, informações, num ambiente atrativo e intuitivo, compatível com o seu equipamento.

Appstore Googleplay

Chapéus há muitos, mas como os de palha não