EUA: Hillary vence primárias democratas no estado de Nova Iorque

EUA: Hillary vence primárias democratas no estado de Nova Iorque (REUTERS/Mike Segar)

Hillary Clinton venceu na terça-feira as primárias democratas no estado de Nova Iorque, aproximando-se da nomeação como candidata do seu partido nas eleições presidenciais norte-americanas, de acordo com projeções das televisões.

O pré-candidato democrata à Casa Branca Bernie Sanders felicitou a sua rival, Hillary Clinton, pela vitória em Nova Iorque, mas lamentou os problemas nos centros de votação durante a jornada eleitoral.


Veja também o artigo EUA: o que fazem os candidatos pelo voto das mulheres


“Felicito a secretária Clinton pela sua vitória. Na semana que vem competiremos na Pensilvânia, Maryland, Connecticut, Rhode Island e Delaware e esperamos ganhar vários destes estados”, disse o senador, referindo-se às primárias das eleições presidenciais norte-americanas que se vão disputar na próxima terça-feira.

“No entanto, devo dizer que me preocupa muito a forma como se realizou o processo de votação no estado de Nova Iorque. Não sou o único que está preocupado. A autoridade eleitoral de Nova Iorque referiu-se a irregularidades nas votações e a situações de caos nos colégios eleitorais”, afirmou Sanders.

Vários canais, incluindo CNN, NBC e Fox News, projetam que a antiga secretária de Estado venceu o senador Bernie Sanders numa votação em que os dois pré-candidatos começaram por ter resultados muito próximos. Clinton conseguiu 60,5% dos votos contra os 39,5% de Sanders, segundo estimativas da CNN.

Vitória de Trump
Do lado republicano, Donald Trump ganhou no mesmo dia as primárias no seu estado de Nova Iorque, aproximando-se ainda mais da nomeação como candidato do partido nas eleições presidenciais norte-americanas, segundo projeções das televisões.

Trump é dado como vencedor pela CNN, Fox News e MSNBC. Segundo a CNN, Trump conquistou 68,6% dos votos republicanos, ficando à frente do seu principal rival Ted Cruz, com 13,6%, e do governador de Ohio, John Kasich, com 17,8%, segundo as projeções.

As eleições presidenciais nos Estados Unidos da América realizam-se em novembro.

Siga-nos no Facebook

SUBSCREVER

Subscreva a newsletter e receba semanalmente todas as noticias de forma confortável

packshot_site

APP DELAS

Aceda por telemóvel, smartphone ou tablet as notícias, informações, num ambiente atrativo e intuitivo, compatível com o seu equipamento.

Appstore Googleplay

Donald Trump: Imigrantes? Não. Ou melhor, sim mas…