Exercícios fundamentais para o crescimento saudável das crianças

O período entre o nascimento e os cinco anos é fundamental para o bom desenvolvimento das crianças. Com o objetivo de ajudar os pais a estimular, ao máximo, o cérebro dos mais pequenos durante os primeiros anos de vida, a escritora Margaret Sassé mostra no livro Toca a Mexer quais os exercícios fundamentais para cada idade (pode ver alguns deles na galeria de imagens acima).

Até nos primeiros seis meses de vida, apesar de a criança ainda ser muito pequena, pode começar a pôr em prática alguns exercícios. Se estiver a dar-lhe biberão, por exemplo, Margaret Sassé aconselha a que alimente o bebé tanto do lado direito como do esquerdo.

“Isto é importante para estimular os dois lados do corpo do bebé e permitir que as duas mãos se abram e se fechem quando agarra o peito e as roupas da mãe”, pode ler-se no livro Toca a Mexer.

Mais tarde, entre os dois e os seis meses, os exercícios que fizer com o bebé vão ajudá-lo a organizar as sensações no cérebro.

“Quanto mais oportunidades houver para praticar, mais automáticas se tornarão as reações do seu bebé. Virar-se é muitas vezes acidental ao princípio, quando o bebé tenta alcançar um brinquedo”, explicou Margaret Sassé.

Na última fase abordada no livro, entre os 4 e os 5 anos, os exercícios servem para garantir que a criança adquiriu todas as capacidades necessárias para uma aprendizagem de sucesso antes da entrada para a escola.

“Estas capacidades incluem habilidades motoras, sensoriais, percetuais, sequenciais e motoras finas. É também importante confirmar que todos os reflexos primários básicos foram superados e que os posturais estão presentes, pois a existência de reflexos primitivos pode causar problemas na capacidade de ler e escrever e na aprendizagem em geral”, acrescentou a autora.

Ficha técnica do livro:

Toca a Mexer, de Margaret Sassé. Editora Clube do Autor, 16,50 euros