Experimentámos o robô de cozinha da Redmond

Quando se testa a Redmond Multicooker RMC-M4502E é preciso esquecer robôs de cozinha como a Bimby – é bom que fique claro que são coisas diferentes, incomparáveis. Mas vamos por partes. Por fora, a multicooker assemelha-se nas dimensões e formato a uma máquina de fazer pão, mas devo dizer que inclui uma pega para transporte, muito prática – e mesmo que imagine que nunca vai tirar a máquina da bancada da cozinha, a não ser para limpar, acredite que um dia vai querer levá-la consigo nas férias ou numa ida a casa dos sogros, por exemplo.

A capacidade para cinco litros é amiga das famílias maiores e o copo onde se cozinha – ou tigela, se preferirem – pode ir perfeitamente à mesa, se não houver cerimónias. Estamos a falar de um equipamento elegante e prático.

O mais importante é experimentar. Receita: carne de vaca à mexicana. Na descrição no livro que vem com a máquina é pedido primeiro que se “pique a malagueta e o alho com uma faca” – se estiver a pensar numa Bimby, que pica e rala, faça o que eu aconselhei no início do texto, esqueça. Adiante: “corte a carne e os legumes [tomate, curgete, cebola e beringela] em cubos de 2 cm. Coloque na tijela do robô o óleo e todos os restantes ingredientes, misturando muito bem.” Primeira dúvida, não acrescentamos água? Estranhei, confesso. Fui ver outras receitas do livro e é raro conterem água – as sopas são uma exceção, claro. Mas aqui está a grande surpresa para mim. Quando provei este prato de carne, adorei; foi cozinhado em 60 minutos (o tempo médio para este tipo de refeições, segundo a minha leitura do livro de receitas) e aproveita totalmente o suco dos alimentos – o molho estava apurado. Aqui sim, podemos falar da Bimby: acredito que a mesma receita tivesse sabor idêntico.

Agora, vamos à parte menos boa. O ecrã não é iluminado. Eu tive muitas dificuldades em ler as informações. Os menus estão todos em inglês – não é propriamente um problema para mim, mas preferia em português. E aquilo que eu achava perigoso, a Redmond esclarece que não é: a tampa da máquina pode abrir-se em qualquer altura, até mesmo durante a cozedura – “inclusive algumas receitas requerem que se mexa”.

Eu nunca tive muita mão para fazer bolos altos e fofos, como sempre os imaginamos. Mas eu sei que é problema meu. Por isso, gostei da ideia de fazer com a multicooker. A minha próxima receita foi bolo de chocolate. Primeiro, ralamos o chocolate; depois aquecemos 150g de manteiga; e, por fim, num recipiente à parte batemos ovos com açúcar até formar espuma. Estes três passos não são feitos pela máquina – que também não bate claras em castelo –, mas a partir daqui junta-se todos os ingredientes no copo e uma hora depois temos o bolo pronto. A multicooker funciona apenas como uma espécie de forno. E parece mentira, mas o bolo não ficou com aquele aspeto que eu imaginei. Não cresceu, não ficou como o da imagem da receita (ver foto abaixo). Agora, de sabor estava muito bom – e isso, no final de contas, é que nos satisfaz bastante.

 

A Redmond Multicooker permite cozinhar de modo saudável recorrendo a 34 programas (16 automáticos e 18 manuais). Achei muito prática a função de manutenção de calor – que se estende até 24 horas. Igualmente prática é a função que permite temporizar o funcionamento da máquina. Estas duas, ajudam as famílias – especialmente aquelas que têm vidas muito ocupadas – na gestão do tempo. As temperaturas de cozedura podem ser definidas entre os 40 e os 160 graus; e o tempo entre os 5 minutos e 12 horas. Outra das vantagens é fritar e cozer a vapor carne, peixe e vegetais. Esta máquina também faz pão. De fazer inveja a robôs de cozinha como a Bimby é o facto da multicooker ser silenciosa e muito fácil de lavar.

A Redmond Multicooker RMC-M4502E custa 129 euros (um preço muito competitivo).

Siga-nos no Facebook

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.

SUBSCREVER

Subscreva a newsletter e receba semanalmente todas as noticias de forma confortável

packshot_site

APP DELAS

Aceda por telemóvel, smartphone ou tablet as notícias, informações, num ambiente atrativo e intuitivo, compatível com o seu equipamento.

Appstore Googleplay

12 alimentos que podem matar o seu animal de estim…