Facebook usa a sua localização para sugerir amigos

Facebook usa a sua localização para sugerir amigos

Não será coincidência se depois de uma noite num bar, por exemplo, receber na manhã seguinte uma notificação do Facebook a sugerir amizade com alguém com quem se cruzou nessa saída.

O Facebook confirmou que usa a informação da sua localização quando lhe faz sugestões de amizade, ainda que este não seja o único critério.

“As Pessoas Que Talvez Conheça [que o Facebook sugere] são as pessoas no Facebook que talvez conheça”, explica taxativamente um porta-voz da rede social. “A localização é apenas um dos fatores que usamos para sugerir pessoas que talvez conheça.”

“Sugerimos com frequência pessoas que talvez conheça com base em coisas que tenham em comum, como amigos, lugares que visitou, ou a cidade onde vive. Mas a localização por si só não indica que duas pessoas possam ser amigas”, cita o ‘The Telegraph’. Outras informações tidas em conta são o local de trabalho ou estabelecimentos de ensino, redes de amigos ou contactos importantes.

Mas há mais formas do Facebook aproveitar os dados de localização dos seus utilizadores, como por exemplo saber quais as lojas que frequentam.

Acontece que muitos utilizadores se mostraram preocupados com a possibilidade do Facebook estar a usar dados privados nesta sua iniciativa de criar amizades. Esta já não é a primeira vez que os utilizadores questionam o Facebook por estar a explorar as permissões que lhe são dadas para invadir a sua privacidade, segundo consideram. A rede social negou recentemente estar a ouvir as chamadas dos utilizadores, depois de questionada a razão para a rede social precisar de acesso ao microfone do smartphone – justificando que este apenas serve para utilizar na gravação de vídeos.

SUBSCREVER

Subscreva a newsletter e receba semanalmente todas as noticias de forma confortável

packshot_site

APP DELAS

Aceda por telemóvel, smartphone ou tablet as notícias, informações, num ambiente atrativo e intuitivo, compatível com o seu equipamento.

Appstore Googleplay

Um monitor com aura que enche a sala de luz