Faça o favor de fechar as pernas, cavalheiro!

Quantas vezes não passámos pelo mesmo? Estamos sentadas a ocupar o menor espaço possível, no comboio, no autocarro ou no metro e ao nosso lado ou, pior, à nossa frente, senta-se um homem de pernas escancaradas, que vai ganhando espaço e mais espaço. Esse comportamento já tem um nome (há vários anos) em inglês (claro). Chama-se Manspreading – literalmente, homem a espalhar-se – e traduz exatamente o que acontece.

O fenómeno é tratado em várias campanhas de comunicação dos transportes e são esses cartazes que agora compõem uma parte da exposição Transit Etiquette or: How I Learned To Stop Spitting and Step Aside in 25 Languages’ (Etiqueta dos Transportes ou Como é que eu parei de cuspir e desviar-me em 25 línguas) no Museu dos Transportes de Nova Iorque.

Protocolo para passageiros

Como é que nos devemos comportar nos transportes públicos? Há também campanhas de protocolo de utilização do elétrico, do autocarro, do comboio em Portugal. Se no Elevador da Bica, em Lisboa, ainda hoje se podem ler regras de utilização como “não é permitido entrar embriagado“, no metro da cidade esteve recentemente exposta uma iniciativa para diminuir o volume das conversas ao telefone.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.

SUBSCREVER

Subscreva a newsletter e receba semanalmente todas as noticias de forma confortável

packshot_site

APP DELAS

Aceda por telemóvel, smartphone ou tablet as notícias, informações, num ambiente atrativo e intuitivo, compatível com o seu equipamento.

Appstore Googleplay

Prepare-se: gelados grátis em Lisboa e no Porto n…