Feito cá, é bem feito

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Muitas de nós sabemos – porque já a sentimos na pele – a enorme qualidade dos têxteis produzidos em Portugal. Seja porque a matéria-prima tem características únicas, ou porque as mãos que as trabalham guardam a experiência de várias gerações de artesãos, a verdade é que a transformação de linhos, algodões e lãs (para falar apenas de alguns tecidos) em peças de roupa adquire contornos mágicos quando é feita neste pequeno retângulo a que chamamos casa.

É precisamente essa magia que a ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal quer dar a conhecer fora das margens do retângulo, mais concretamente em Espanha, Alemanha, países nórdicos como a Suécia e a Dinamarca, e o gigante mercado dos EUA. Para quem não a conhece, a ATP é a associação que agrupa mais de 500 empresas do setor dos têxteis em Portugal, é a cara de uma fileira que tem 130 mil trabalhadores diretos, fatura mais de 7 mil milhões de euros e exporta mais de 5 mil milhões, deixando todos os dias um bocadinho da sua alma na roupa que vestimos.

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A ATP está a promover essa alma portuguesa através de uma campanha, “Fashion from Portugal”, que dá a conhecer não só a qualidade dos tecidos portugueses mas também a mestria com que os designers de moda nacionais têm vindo a dar forma a uma moda portuguesa virada para o futuro. Para que tenham uma noção mais clara do que isto quer dizer, no Conselho de Moda da ATP, figuram nomes como Elsa Barreto, Julio Torcato, Katty Xiomara, Micaela Oliveira e Miguel Vieira. Com um conselho desta dimensão, até chegar uma parceria com o Portugal Fashion foi um pequeno passo, mais que lógico.

As sinergias que o Fashion From Portugal (www.fashionfromportugal.com.pt) cria com eventos como o Portugal Fashion são notórias, e têm um objetivo muito claro, criar uma maior consciência para o significado das palavras “made in Portugal” no mundo da moda. Para além da presença em eventos de moda internacionais, tanto de designers portugueses como de roupa feita no nosso país, este programa da ATP – cofinanciado pelos Fundos Europeus Estruturais e de Investimentos – também vai permitir que cada vez mais as páginas de revistas especializadas em moda tenham produções de moda, onde a qualidade dos produtos portugueses, a tal “Fashion from Portugal” (www.fashionfromportugal.com.pt), faça as delícias dos amantes da couture moderna. Para que cada vez mais pessoas no vasto mundo que é o da moda, sintam na pele aquilo que nós já sabemos de coração: se é feito cá, é bem feito.

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