Subir

Feliz Dia da Madrasta

Hoje é o Dia da Madrasta. Não é uma festa tradicional do sul da Europa mas no Reino Unido esta é uma festa que está a ganhar cada vez mais protagonismo. Celebra-se no domingo seguinte ao Dia da Mãe e a ideia é honrar as mulheres que ajudam a criar e educar as crianças sem terem com elas laços biológicos.

O movimento é internacional. Os Estados Unidos têm já formalizado o Dia Nacional da Madrasta, desde 2000. Neste país, a chamada de atenção para a importância destas mulheres na vida das crianças foi feita por uma menina de 9 anos, à época, que quis celebrar o Dia da Mãe com a mãe e, a seguir, fazer uma festa para a madrasta com quem vivia semana sim, semana não. A ideia acabaria por chegar ao Congresso que instaurou a celebração deste dia simbólico.

Em Portugal estudos recentes demonstram que há cada vez mais crianças a nascer fora do casamento, assim como um progressivo aumento da taxa de divorciados – 70% dos casamentos acabaram. As famílias reconstruídas, com filhos de casamentos anteriores, são uma realidade bem presente nos nossos dias. Razões de sobra para que se comece, também por cá, a celebrar o Dia da Madrasta.

CM