3 dias de cinema com bilhetes a €2,50

É a segunda edição do maior evento cinematográfico em Portugal, a Festa do Cinema. Durante três dias, em todas as 500 salas de cinema do País, mais de 94 mil os bilhetes lugares serão vendidos serão 2,5€, em todos os filmes (exceto sessões de filmes exibidos em 3D, sessões IMAX, sessões 4DX e eventos especiais). Quando? Dia 16, 17 e 18 de maio.


Veja ainda o artigo Saiba quem visitou o seu Facebook


A cerimónia oficial de apresentação decorreu na segunda-feira, 9 de maio, na sala 12, dos UCI Cinemas do El Corte Inglés. A apresentação foi conduzida pelo diretor de operações dos cinemas UCI e membro da Associação Portuguesa de Empresas Cinematográficas (APEC), Nuno Sousa. A palavra foi também cedida a Paulo Santos, da APEC, e a Filomena Serras Pereira, presidente do Instituto de Cinema e Audiovisual (ICA).

Nuno Sousa falou do objetivo de se conseguir ultrapassar os mais de 200 mil espetadores da primeira edição da Festa do Cinema. A organização perspetiva que, nesta segunda edição, mais de 250 mil pessoas se dirijam a uma das 500 salas para visualizar uma longa-metragem.

“Numa sala de cinema tudo pode acontecer. Queremos voltar a chamar todos os públicos ao cinema.”, disse Nuno Sousa.

Aproveitando ainda excerto do filme, com a presença do ator Quimbé, em que a tela e o ator se sintonizam num espetáculo fora do comum, o que para Nuno Sousa: “prova que uma sala de cinema é capaz de se ir renovando e reinventando”.

Já a intervenção de Paulo Santos focou-se mais na defesa do autor e dos seus direitos. Advogando a partilha dos conteúdos criativos audiovisuais através das salas de cinema e não através da internet. Paulo Sousa anunciou ainda o regresso ao grande ecrã do filme que foi vencedor do globo de ouro, tal como o filme vencedor dos Prémios de Sophia seja exibido em algumas das 500 salas (já na sexta-feira, dia 13).

“A obra cinematográfica espelha-se e vive-se na sala de cinema. Damos obras, o nosso investimento, a nossa capacidade criativa e queremos partilhar. Partilhamos aqui (na Festa do Cinema) de uma forma mais acessível para atrair públicos que estavam afastados do cinema”, Paulo Santos, referindo-se ao público afastado das salas de cinema por incapacidade financeira.

A presidente do ICA, Filomena Serras Pereira defendeu a importância do cinema no contexto sociocultural português e de trazer mais espetadores às salas. Esse aumento aconteceu no primeiro trimestre deste ano, contudo é foi com tristeza que Filomena Serras Pereira revelou, que no segundo trimestre, a tendência se havia invertido.

“Para o ICA, é importantíssimo que se venha às salas de cinema. Cinema é cultura. Temos de aumentar o número de espetadores de cinema, é importante atingirmos os 250 mil espetadores nesta iniciativa.”, disse a presidente do ICA, Filomena Serras Pereira.

A Festa do Cinema, é uma iniciativa idealizada pela Associação Portuguesa de Empresas Cinematográficas (APEC), Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA), Inspeção-geral das Atividades Culturais (IGAC), Associação de Defesa das Obras Audiovisuais (FEVIP) e pela Associação para a Gestão de Direitos de Autor, Produtores e Editores (GEDIPE). As salas não alteram a sua programação para este efeito. É mesmo e só uma questão de preço.

2016_04_11_Post_640x640px_3

 

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.

SUBSCREVER

Subscreva a newsletter e receba semanalmente todas as noticias de forma confortável

packshot_site

APP DELAS

Aceda por telemóvel, smartphone ou tablet as notícias, informações, num ambiente atrativo e intuitivo, compatível com o seu equipamento.

Appstore Googleplay

Veja quanto tempo gasta no Facebook por dia