Alma: uma experiência a ter uma vez na vida

Henrique Sá Pessoa não é desconhecido para ninguém neste País e quem o segue há tempos conhecia-lhe a vontade de alcançar uma estrela Michelin. A nova versão do Alma no Chiado – depois do branco da zona de Santos – tinha essa vocação: conseguir um dos maiores reconhecimentos do mundo gastronómico. Quis o destino que a nossa reserva já estivesse feita no dia 23 de novembro, quando o anúncio foi feito: uma estrela Michelin para o Alma, de Henrique Sá Pessoa, em Lisboa, Portugal, numa edição dos prémios que foi a melhor de sempre para Portugal.

Duas semanas depois lá estava eu sentada no restaurante, agora na sua versão castanha, amadeirada, com menos ar de laboratório e mais aspeto de sala de jantar. O ambiente é ótimo e sem presunções, assim é também o serviço de sala. E a alegria que se via estampada nos rostos – da brigada de sala e dos cozinheiros, porque a cozinha, não sendo completamente aberta é visível das mesas – vinha certamente da noite de 23, mas não seria apenas isso. Deve ser bom trabalhar num restaurante assim.


Leia também:

Belmond Reid’s Palace: o paraíso numa falésia da Madeira


Mas vamos para a mesa que é o que mais interessa num restaurante. Foram postos sobre esta dois menus – eu estava acompanhada – o Costa a Costa e o Origens: 3 pratos, mais amuse bouche, entradas e sobremesas. Tudo perfeito! Muitos sabores do mar, com empratamento irrepreensível e uma boa escolha de vinhos para cada um dos momentos do jantar. Ficam sobretudo na lembrança o Lombo de atum, pickle de beterraba, rabanete, esparregado de salsa e trigo sarraceno e a Nuvem de lima, frutos vermelhos e ruibarbo que fechou com chave de ouro a refeição.

Os menus de três e cinco pratos variam entre 60 e 80 euros e valem todos os cêntimos que são pagos. Pelo menos uma vez na vida é uma experiência a ter.

Alma
Rua da Anchieta, 15 (Chiado), Lisboa
Tel.: 213470650
Das 19h00 às 23h00. Encerra à segunda.
Preço médio: 30 euros