Ku Klux Klan inspiram nova série documental

KU KLUX KLAN
FILE--Members of the Ku Klux Klan salute during a rally in front of the courthouse in Defiance, Ohio, in this March 20, 1999, file photo. More than 250 law enforcement officers were on hand at the March 20 rally to make sure there was no violence, but peace came at a cost of $17,500 in overtime and other expenses. With nearly two dozen Klan rallies so far Saturday, Oct. 9, 1999, the bill for taxpayers has reached about $800,000. (AP Photo/Andy Morrison, File)

O canal norte-americano A&E, também disponível em Portugal, prepara o lançamento de uma série documental que acompanhou, ao longo de um ano e meio os Ku Klux Klan. ‘Generation KKK’ contará, ao todo, com oito episódios e tem estreia agendada para o dia 10 de janeiro, confirmou um porta-voz da estação à revista ‘Variety’.

Os capítulos, de acordo com o jornal ‘New York Times’, vão mostrar como é o quotidiano dos mais altos representantes do grupo criado em 1865 e das respetivas famílias, sem, contudo, passar a ideologia dos Ku Klux Klan. “Não queremos, certamente, que o documentário seja uma plataforma para mostrar as opiniões do KKK”, explicou Rob Sharenow, diretor-geral do A&E à mesma publicação. “A única agenda política que temos é a de sermos contra o ódio”, acrescentou.

A série, realizada por Aengus James, contará também com a participação dos ativistas Daryle Lamont Jenkins, Arno Michaelis e Bryon Widner, que tentarão convencer os membros do grupo a sair, ou pelo menos não forçar os filhos a integrarem o movimento associado aos ideais da supremacia branca e ao racismo ou homofobia.


Leia também os artigos:
O significado dos nomes mais escolhidos em Portugal
Oito alimentos que nunca deve reaquecer
5 erros ao pequeno almoço que fazem ganhar peso