Gorda e vegetariana? Sim, existe

Marta Martínez
Instagram de Marta Martínez (https://www.instagram.com/midietavegana/?hl=en)

“Sou uma vegan gorda”. É assim que a espanhola Marta Martínez, de 37 anos, vegetariana desde os 19 e vegan desde os 30, se define no seu blog, Mi Dieta Vegana.

A frase é também o título do texto que a blogger e instagrammer publicou no dia 9 de janeiro, onde pretende desmistificar a associação entre dieta vegetariana com baixo peso ou magreza.

“Não, não sou a única vegetariana que tem excesso de peso e que é obesa. Mas sou seguramente a instagrammer vegan que põe fotos de comida saudável que tem mais celulite e o rabo mais gordo”, atira.

Foi precisamente no seu instagram que a questão surgiu, não tanto pelas imagens de comida e pratos vegetarianos que partilhava, mas a partir do momento em que Marta Martínez decidiu publicar fotos suas de biquíni na praia.

 

Instagram de Marta Martínez (https://www.instagram.com/midietavegana/?hl=en)
Instagram de Marta Martínez (https://www.instagram.com/midietavegana/?hl=en)

“Há alguns meses, no verão, pus umas fotografias minhas de corpo inteiro. Na praia. Em biquíni. Justamente quando voltei a ganhar peso”, começa por contar. Fê-lo, afirma, por saber que corpos como o seu são “muito pouco habituais no instagram” e “muito menos, quando se trata de alguém que, além de ser vegetariano, é rotulado de saudável.”

Ao site PalyGroundmag.com, Marta Martínez diz que os comentários de ódio não se fizeram esperar e vieram de onde menos se podia imaginar. “Esperava um nível standard de ‘gordofobia’, um vulgar ‘estás gorda’”, começa por referir. “Agora parece que se tens peso a mais ou és obeso é porque não és vegetariano ou comes presunto às escondidas em tua casa ou te enches de bolos todos os dias”, continua, resumindo muitos dos comentários e mensagens privadas que foram chegando à sua página, por parte de outros vegetarianos.


Leia também:

Lemos ‘A Gorda’ e adorámos! Saiba por que razão tem de ler este livro

Afinal o Yoga não é só para magrinhas

Campanha contra tirania da magreza chega à Semana da Moda de Londres


Para estes, era impossível Marta Martínez ter o peso e a gordura que as imagens mostravam se seguia uma dieta vegan. A explicação é simples e prende-se, segundo a catalã, com o facto de se associar o vegetarianismo a uma dieta para perder peso.
“Acaba por ser uma imagem que está aí, na cabeça da maioria das pessoas, porque quando vamos às redes sociais e vemos pessoas vegetarianas com muitos seguidores, no geral, observamos que os corpos são magros, às vezes musculados, e outros que não o sendo são elegantes e dentro da norma, na sua maioria.”

Marta Martínez reconhece que não é habitual vegetarianos ou vegan sofrerem tanto de obesidade como outros que sigam uma dieta alimentar diferente e que este regime permite manter um índice de massa corporal mais baixo que a maioria da população, mas lembra que não é por uma pessoa se alimentar exclusiva ou maioritariamente de vegetais que perde automaticamente peso.

 

Instagram de Marta Martínez (https://www.instagram.com/midietavegana/?hl=en)
Instagram de Marta Martínez (https://www.instagram.com/midietavegana/?hl=en)
“Pode ser-se uma vegan gorda, como se pode ser vegana e atleta de alta competição. O veganismo não implica de forma automática uma dieta saudável ou desporto, implica uma ética e consciência com os animais não humanos”, remata.

Apesar dos comentários, a quase Mestre em Nutrição e Saúde continua a publicar fotos de pratos de comida vegetarianos e a somar seguidores à sua a página de Instagram.. Na altura da publicação do artigo na Playgroundmag.com, a 19 de janeiro, Marta Martínez tinha mais de 65 mil seguidores, agora conta com mais de 70 mil.

 

Imagem de destaque: Instagram de Marta Martínez