‘Guru das Redes Sociais’ dá conselhos para triunfar na Internet

Miguel Raposo ajuda figuras públicas como as apresentadoras de televisão Vanessa Oliveira e Olívia Ortiz ou a cantora Diana Monteiro a construírem e gerirem a imagem que têm na Internet e nas redes sociais. O trabalho que desenvolveu ao longo dos últimos anos, e em casos de enorme sucesso e popularidade como o de António Raminhos e o de Nuno Markl, deu-lhe as bases para o livro que agora lança: Torna-te um Guru das Redes Sociais, onde revela também vários dos conselhos que costuma dar às celebridades.

Link_Hipertensão

“Têm de ter muito cuidado com o seu lado mais privado, mas o sucesso passa muito pelo facto de serem genuínos e conseguirem transmitir o que são. Há muitas figuras públicas que querem mostrar um lado de glamour e depois o público não se identifica. É muito mais fácil identificarem-se com alguém que está com um problema e que está atrasado para levar os filhos à escola”, explica ao Delas.pt Miguel Raposo (veja, na galeria de imagens acima, quais as regras básicas a cumprir nas redes sociais segundo o autor).

Famosos e anónimos estão presentes nas múltiplas plataformas – no YouTube, blogues, Instagram, Twitter e Snapchat – e acabam por, diversas vezes, reproduzir e repetir o mesmo conteúdo. Uma estratégia que, na opinião do especialista, está bastante errada.

“É possível estarmos em todas as redes sociais, mas devemos pensar que todas elas têm de ser atualizadas de forma diferente, não podemos fazer a mesma coisa em todas. Às tantas, chateio-me por ver a mesma foto, da mesma pessoa, no Facebook e Instagram. Não faz sentido, as redes sociais devem ser tratadas de forma diferente”, afirma o gestor de influenciadores.

Facebook perde importância para o Instagram em Portugal

Já dá por si a consultar mais vezes o Instagram do que o Facebook? Não é a única. O autor do livro Torna-te um Guru das Redes Sociais tem reparado que, entre os portugueses, a rede social criada por Mark Zuckerberg está a perder importância para o Instagram.

“Neste momento o Instagram acaba por ser uma grande ferramenta. Aliás, para quem quer começar agora funciona muito melhor, principalmente entre os jovens, que são quem passa mais tempo nas redes sociais. Quem estava no Snapchat migrou ou passou a utilizar muito mais o Instagram por causa do Insta Stories [porque tem mais público associado]. Por isso, neste momento diria que o Instagram é a rede social mais em alta”, sublinha Miguel Raposo.

Há também uma nova tendência entre os bloggers. Enquanto há uns anos estes espaços na Internet eram usados como uma espécie de diário, agora são “depósitos de marcas“. É por essa razão que há cada vez mais celebridades a fazerem questão de ter blogues.

“Os blogues passaram a estar muito associados a figuras públicas, algumas delas cinco dias depois já não querem saber daquilo, parece que é mais importante fazer a festa de lançamento do que cuidar dos conteúdos. Os blogues tornaram-se autênticos depósitos de marcas, as pessoas começam a achar cada vez mais que aquelas plataformas são anúncios constantes de tudo e mais alguma coisa”, acrescenta o gestor de redes sociais.

Ficha técnica do livro:

Torna-te guru das redes sociais

Torna-te um Guru das Redes Sociais, Miguel Raposo. Editora Manuscrito, 14,90 euros