Há 60 anos os portugueses sairam à rua para ver a rainha

2017 é um ano de efemérides para Isabel II. Este mês, a rainha de Inglaterra tornou-se a primeira monarca inglesa a chegar ao Jubileu de Safira, ao completar 65 anos de reinado. É também este ano que se assinalam 60 anos que visitou Portugal pela primeira vez como rainha.

Isabel II assumiu o trono de Inglaterra a 6 de fevereiro de 1952, no dia em que morreu o rei, e seu pai, Jorge VI. Cinco anos depois de ser proclamada rainha fez a primeira visita de Estado a Portugal.

A visita começou, faz hoje 60 anos, a 18 fevereiro de 1957, e prolongou-se até ao dia 23 do mesmo mês. Foi um acontecimento no país, em pleno Estado Novo, com as ruas de Lisboa e do Porto a encheram-se de pessoas para ver passar Isabel II e o marido.

No vídeo, em baixo, pode ver um filme dessa visita, pelo arquivo do instituto britânico Pathe, e na fotogaleria, em cima, imagens da vida de Isabel II, que incluem fotografias das duas visitas a Portugal, a de 1957 e a de 1985.

Imagem de destaque: Reuters

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.

SUBSCREVER

Subscreva a newsletter e receba semanalmente todas as noticias de forma confortável

packshot_site

APP DELAS

Aceda por telemóvel, smartphone ou tablet as notícias, informações, num ambiente atrativo e intuitivo, compatível com o seu equipamento.

Appstore Googleplay

15 coisas que não sabe sobre Melania Trump