Estará a mudar o estigma da idade das atrizes em Hollywood?

1140-leading-ladies-jane-fonda.imgcache.rev1462813105761.web

A idade pode ser fator um condicionante para a atribuição de emprego, até mesmo na indústria onde o “estás contratado” parece depender do talento e prestígio. O mundo do entretenimento, em particular Hollywood, está a assistir àquele que pode ser o inicio da mudança de paradigma. A plataforma IMDb, uma base de dados com informações sobre música, séries televisivas e cinema, será agora obrigada a eliminar a idade de uma ator, na página do seu perfil, se tal for solicitado.

A ação judicial, aprovada na Califórnia, Estados Unidos, vem dar resposta a um tipo de discriminação, denunciado há largos anos por estrelas de Hollywood. Aya Cash, a atriz da série ‘You’re the Worst’, publicou na sua conta do Twitter uma reação à novidade: ” Parem de dar atenção à idade. Não tenho vergonha da minha idade, mas da forma como vocês [diretores de casting e jornalistas] a utilizam contra mim”.

Este tema é especialmente recorrente entre as atrizes, “que sentem a pressão de Hollywood para serem eternas”, começa por dizer Jennifer Aniston. “Eu tenho assistido às tentativas a que mulheres recorrem, para tentarem eliminar a idade da sua cara”.

Assumindo-se como uma das mulheres que se submetem a intervenções cirúrgicas para disfarçar as marcas da idade, a atriz Jane Fonda desabafou: “Desejei ser corajosa o suficiente para deixar isso passar ao lado, mas estava cansada de me olhar espelho e ver uma mulher exausta, quando na realidade me sentia bem. Queria parecer jovem.”

Contrariamente a Jane Fonda, a atriz Patricia Arquette marca uma posição desfavorável a este tipo de intervenções e manifesta-se exausta pela insistência em fazer da idade uma assunto determinante no sucesso de uma mulher em Hollywood.

“O próximo passo deveria passar por não ter esse tipo de conversas. Os homens não estão preocupados em ter esse tipo de conversas. A idade é uma coisa normal”, sublinha a vencedora do Óscar de Melhor Atriz Secundária, pelo filme ‘Boyhood’.

“É patético e parece patético quando oiço um ator de 55 anos a argumentar que não contracena com uma atriz de 42 anos, porque ela é demasiado velha para ele”, conclui Arquette.

No seguimento da ação judicial aplicada a plataformas como o IMDb, Gabrielle Carties, Presidente do sindicado Sag-Afta, que representa aproximadamente 16 mil artistas e indivíduos ligados aos jornalismo, admitiu: “Infelizmente, os produtores e diretores de casting têm a prática comum de recorrer a sites na internet, como o IMDb, para aceder a informações sobre os atores, que, por conseguinte, incluem a idade dos mesmos. Nenhuma destas informações deveria pesar na decisão final do casting“.

SUBSCREVER

Subscreva a newsletter e receba semanalmente todas as noticias de forma confortável

packshot_site

APP DELAS

Aceda por telemóvel, smartphone ou tablet as notícias, informações, num ambiente atrativo e intuitivo, compatível com o seu equipamento.

Appstore Googleplay

Kim Kardashian vítima de assalto à mão armada e…