Jennifer Lawrence. Mais um filme, mais uma mulher poderosa

Depois da nomeação para um Óscar pelo papel de Joy Mangano (mãe solteira que fez fortuna com a invenção da “esfregona mágica”), Jennifer Lawrence prepara-se agora para levar ao grande ecrã a história de uma outra mulher que, com apenas uma ideia inovadora, criou um império multimilionário. Falamos de Elizabeth Holmes, a fundadora do laboratório de biotecnologia Theranos, em Los Angeles, EUA.

Ao contrário de Joy, que ainda hoje mantém o título de “rainha das televendas”, a vida de Holmes, 32 anos, traduz-se em ascensão e queda. Ainda no ano passado, era eleita a empreendedora mais rica da América pela revista ‘Forbes’, mas em poucos meses perdeu praticamente todo o dinheiro que tinha na conta bancária. Em causa estiveram as alegações de que o dispositivo usado pela sua empresa para análises sanguíneas dava resultados incorretos.

Elizabeth Holmes tem 32 anos
Elizabeth Holmes tem 32 anos

A empresa Theranos abriu portas em 2003, sendo imediatamente apelidada de “visionária”. Tudo graças ao seu aparelho de diagnóstico – o Edison – que Holmes garantia que iria revolucionar as análises sanguíneas com uma simples picada no dedo. A empresa tinha tudo para dar certo, incluindo a elite que compunha os seus quadros, como os antigos secretários de Estado norte-americanos Henry Kissinger e George Shultz.

Esta start-up avaliada em nove mil milhões de dólares (7,9 mil milhões de euros) caiu em desgraça quando, no ano passado, o ‘The Wall Street Journal’ denunciou que esta recorria frequentemente a máquinas genéricas para fazer testes e que os seus médicos chegaram a administrar medicamentos desnecessários e potencialmente prejudiciais. A empresária de 32 anos está agora a ser investigada por agências federais, que pretendem apurar se esta enganou os seus investidores, de forma propositada, relativamente à tecnologia. Holmes, cuja fortuna chegou a ser avaliada em 4,5 mil milhões de dólares (3,9 mil milhões de euros), vale agora “essencialmente nada”, declarou a ‘Forbes’.

O filme protagonizado por Jennifer Lawrence, de 25 anos, será realizado por Adam McKay, detentor do Óscar de Melhor Argumento Adaptado por ‘A Queda de Wall Street’ (2015).

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.

SUBSCREVER

Subscreva a newsletter e receba semanalmente todas as noticias de forma confortável

packshot_site

APP DELAS

Aceda por telemóvel, smartphone ou tablet as notícias, informações, num ambiente atrativo e intuitivo, compatível com o seu equipamento.

Appstore Googleplay

Eddie Redmayne é o novo rosto da Prada