Joana Alves é campeã mundial de Muaythai

Joana Alves, 16 anos, subiu, esta madrugada de quinta-feira, 10 de agosto, ao primeiro lugar do pódio do Campeonato do Mundo de Muaythai de júniores.

A medalha de ouro foi arrecadada pela atleta numa competição que está a decorrer em Banguecoque, Tailândia, e que reúne mais de um milhar de praticantes, oriundos de cerca de 80 países.

Medalha de ouro ao fim de pouco mais de dois anos de treinos

Tinha 14 anos quando começou a praticar a modalidade, mas ainda não passaram três e Joana Alves, quase a cumprir 17 anos, acaba de arrecadar a medalha de ouro feminina num campeonato mundial.


Recorde a grande reportagem sobre boxe, muaythai, kickboxing e MMA

As mulheres estão cada vez mais presentes nos desportos de combate


Joana recebeu o reconhecimento máximo da modalidade, na categoria de 45 quilos e para os 16/17 anos.

“Só falámos por mensagem, mas quando ela me disse que tinha ganhado o ouro, eu nem queria acreditar”, conta ao Delas.pt a mãe da atleta, Susana Alves.

Reconhece que a noite foi de agitação e que a família mal conseguiu dormir devido ao “turbilhão de emoções”. Afinal, mãe sofre sempre quando o desporto é pesado: “Não é fácil ver uma filha num combate tão duro. O pai é quem lhe dá mais apoio. Eu sofro muito pelas sequelas físicas, sei que é duro, apesar de eles dizerem que é light, desabafa Susana Alves.

“Ela é muito dedicada e treina muitas horas, todos os dias. É que, para lá de Muaythai, a Joana também pratica boxe, diz que é para melhorar os braços”, conta a mãe.

Nove atletas, cinco medalhas

A equipa de portugueses não ficou K.O. A comitiva que viajou e competiu em Banguecoque – o Mundial termina esta sexta-feira, 11 – contou com nove atletas. Entre eles, vinca Susana Alves, conseguiram conquistar “cinco medalhas: uma de ouro, duas de prata e duas de bronze, todas neste campeonato mundial de juniores”.

A comitiva chega a Portugal este sábado, 12 de agosto

Imagem de destaque: Facebook

SUBSCREVER

Subscreva a newsletter e receba semanalmente todas as noticias de forma confortável

packshot_site

APP DELAS

Aceda por telemóvel, smartphone ou tablet as notícias, informações, num ambiente atrativo e intuitivo, compatível com o seu equipamento.

Appstore Googleplay

236 escolas vão mudar a maneira de ensinar já em…