Jogos Olímpicos: As mulheres fizeram história no Rio

A edição deste ano dos Jogos Olímpicos ficou marcada por uma forte e destacada presença feminina, desde logo protagonizada por aquela que foi a maior estrela da competição: Simone Biles.

A ginasta americana ganhou quatro medalhas de ouro e uma de bronze, naqueles que foram os seus primeiros jogos, e deslumbrou público, colegas de equipa, treinadores e até adversárias.

Para lá dos títulos Biles é apontada como a atleta que veio revolucionar a ginástica impondo novos códigos e movimentos. Imbatível no solo, ela impõe-se entre as restantes atletas e, dizem os entendidos, e depois dela dificilmente a modalidade e o desporto serão os mesmos.

Simone Biles sabe-o e é por isso que não quer ser herdeira, mas antes precursora. “Não sou o próximo Phelps ou Bolt. Sou a primeira Simone Biles”, afirmou, quando surgiram as primeiras comparações.

Mas os Jogos do Rio tiveram muito mais história, e histórias, no feminino. Triunfos, recordes, e exemplos de generosidade, fair-play e altruísmo, como pode ver na nossa fotogaleria.


Veja também: As imagens mais marcantes dos jogos olímpicos


 

Imagem de destaque: Reuters /Mike Blake

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.

SUBSCREVER

Subscreva a newsletter e receba semanalmente todas as noticias de forma confortável

packshot_site

APP DELAS

Aceda por telemóvel, smartphone ou tablet as notícias, informações, num ambiente atrativo e intuitivo, compatível com o seu equipamento.

Appstore Googleplay

Maria João Pires candidata aos Prémios Gramophon…