Jornalista sueco desvenda segredo da longevidade

Viver saudável durante o maior número de anos possível é um desejo partilhado por grande parte dos seres humanos em todo o mundo. Movido por esse facto, o jornalista sueco Henrik Ennart, especializado em nutrição e estilos de vida, decidiu analisar os principais fatores que nos permitem prolongar a vida com qualidade. As conclusões estão agora acessíveis a todos no livro O Segredo da Longevidade.

Nesta obra, o autor reúne vários estudos e histórias sobre a longevidade, não esquecendo os vários mitos sobre a vida eterna presentes em histórias de vampiros e do Frankenstein. Uma das principais conclusões a que chega não é surpreendente: a alimentação e exercício físico são fundamentais para uma vida longa e saudável.


Leia também o artigo: Os segredos de longevidade da única mulher nascida no século XIX


No entanto, o sueco cita vários autores que defendem que é exagerado comermos mais de três refeições diárias. “Refeições regulares só existiram durante uma pequena parte da história da humanidade. Fomos criados biologicamente para comer poucas vezes e irregularmente”, garante Mark Mattson, o neurobiólogo mais citado do mundo, no livro O Segredo da Longevidade.

Outro dos estudos interessantes analisados pelo jornalista é da Universidade da Califórnia e concluiu que as pessoas mais populares morrem mais cedo.

“Um tipo de personalidade era assim associado a uma vida longa e saudável: o sensato e o refletido. (…) Mas porque é bom ser-se sensato e refletido? Segundo Howard Friedman, uma das razões seria que tais pessoas fazem mais para proteger a sua saúde e arrisca menos”, pode ler-se no livro de Henrik Ennart.

No final, o jornalista sueco deixa dicas para uma vida longa dadas por dez investigadores de renome – pode ver algumas na galeria de imagens acima.

Apesar de todos os conselhos do livro para se viver saudável durante mais tempo, Henrik Ennart cita também vários autores que são contra o tecnoenvelhecimento e defendem a tese de que a vida perde sentido sem a morte.

“Uma vida que tem um fim obriga as pessoas a darem o seu melhor, e a coragem, a capacidade de sacrifício e a criatividade nascem de sabermos que o nosso tempo na terra é limitado”, escreve Henrik Ennart quando se refere à tese defendida por Bill McKibben.

Ficha técnica do livro:

Segredo Longevidade_1

O Segredo da Longevidade, de Henrik Ennart. Bertrand Editora, 18,80€

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.

SUBSCREVER

Subscreva a newsletter e receba semanalmente todas as noticias de forma confortável

packshot_site

APP DELAS

Aceda por telemóvel, smartphone ou tablet as notícias, informações, num ambiente atrativo e intuitivo, compatível com o seu equipamento.

Appstore Googleplay

Os choques elétricos para tonificar estão em exp…