Kate Beckinsale: “O sexismo é inato à indústria cinematográfica”

Kate Beckinsale recorda que foi discriminada pelo realizador de 'Pearl Harbor'

A atriz britânica junta-se à longa lista de celebridades que expõem o sexismo existente em Hollywood e que também inclui nomes como Jennifer Lawrence, Lily Tomlin, Emma Watson, Diane Kruger ou Mila Kunis.

Em entrevista ao jornal espanhol ‘La Vanguardia’, Kate Beckinsale denuncia as dificuldades que as atrizes enfrentam na indústria do cinema norte-americano. “O sexismo é inato à indústria cinematográfica. Nunca trabalhei noutra coisa, por isso não sei se existe noutras atividades”, revelou. A atriz considera que existe “uma grande diferença salarial” das intérpretes femininas comparativamente aos atores masculinos.

Mas não é só no salário que existem desigualdades de género. “No geral, as mulheres que trabalham neste meio têm que filtrar as suas opiniões para não parecerem combativas e não acredito que os homens tenham que fazer o mesmo”, desabafou.

“É pouco comum que se descreva um homem como uma pessoa difícil, mas o contrário já não se verifica com as mulheres que têm opiniões pouco populares, algo que, por ter uma filha, me preocupa bastante”

Aos 26 anos, Kate Beckinsale foi mãe de Lily Sheen, fruto do seu relacionamento com o ex-companheiro e ator Michael Sheen. “Tive a minha filha quando era bastante jovem em comparação com as minhas amigas e estou a descobrir agora as vantagens de ter tomado essa decisão. A maternidade fez com que tudo adquirisse outra velocidade na minha vida e neste momento creio que é mais difícil ser mãe de uma adolescente do que de um beb”, confessou.

“A minha filha tirou a carta de condução e isto assusta-me. Sinto ciúmes das amigas cujos filhos ainda não conduzem”.

No entanto, para a atriz, nem tudo são desvantagens. “O facto de ela já ser independente dá-me muita liberdade. Antes aceitava um papel num filme consoante aquilo que pudesse afetar a minha filha. Por exemplo: não fiz teatro desde que ela nasceu porque sentia que era importante acompanhar a hora em que ela se deita”, exemplificou, para logo a seguir explicar: “Quando saem da escola, dá-lhes uma espécie de amnésia porque não se lembram de nada do que fizeram, mas quando se deitam essa amnésia passa e contam tudo. Agora vai para a universidade em breve”.

Lily Mo Sheen, filha de Kate Beckinsale e Michael Sheen
Lily Mo Sheen, filha de Kate Beckinsale e Michael Sheen

Kate Beckinsale atravessa, aos 43 anos, um bom momento profissional. A atriz foi protagonista do filme ‘Love and Friendship’, do realizador Whit Stillman, que se estreou em Portugal no primeiro semestre deste ano, e manter-se-á nas telas de cinema durante o próximo ano com o regresso de mais um capítulo da saga ‘Underworld’.

SUBSCREVER

Subscreva a newsletter e receba semanalmente todas as noticias de forma confortável

packshot_site

APP DELAS

Aceda por telemóvel, smartphone ou tablet as notícias, informações, num ambiente atrativo e intuitivo, compatível com o seu equipamento.

Appstore Googleplay

De ‘Hannah Montana’ a Miley Cyrus: 24 …