Kate, Letizia, Máxima… Quem tira mais dias de férias?

Kate Middleton, Letizia e Máxima da Holanda
Kate Middleton, Letizia e Máxima da Holanda

É durante o mês de agosto que a maioria das famílias reais europeias aproveita para tirar férias. Há, no entanto, quem aproveite mais algumas “escapadelas” no decorrer do ano. O site espanhol ‘Vanitatis’ esteve atento à agenda da duquesa de Cambridge Kate Middleton, da rainha Máxima de Holanda, da princesa Mette-Marit da Noruega, da princesa Mary da Dinamarca, da princesa Victoria da Suécia, da rainha Matilde da Bélgica e da rainha Letizia de Espanha.

Afinal, quem goza de mais dias de descanso? Confira o ranking.

1. Mette-Marit da Noruega:

Com 54 dias de férias este ano, a princesa da Noruega ocupa a primeira posição. Depois de participar na celebração do 25.º aniversário da subida ao trono do rei Haroldo, a 29 de junho, a mulher do príncipe Haakon rumou com a sua família aos EUA, onde descansou durante cerca de três semanas. A 25 de julho, regressou para marcar presença na cerimónia de homenagem às vítimas do atentado de 22 de julho de 2011 e, desde então, tem estado afastada de qualquer compromisso real. Só na passada quarta-feira retomou as suas funções.

https://www.instagram.com/p/BInTXHqjbsN/?taken-by=crownprincessmm

2. Mary da Dinamarca:

A mulher do príncipe Frederico acumulou 46 dias de descanso – entre 15 de junho e 2 de agosto. A maior parte deles foram passados no Palácio de Grasten, onde também foi feito o retrato oficial de família, juntamente com a rainha Margarida e o príncipe Henrique, a 15 de julho. Com os seus quatro filhos – Cristiano, Isabel, Vicente e Josefina -, Mary e Frederico fizeram excursões e praticaram desporto. A princesa de 44 anos voltou ao trabalho no início de agosto, para apoiar os atletas do seu país nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, Brasil.

O príncipe Frederico, o príncipe Vicente, o príncipe Henrique, a princesa Josefina, o príncipe Cristiano, a princesa Isabel, a rainha Margarida e a princesa Mary da Dinamarca
O príncipe Frederico, o príncipe Vicente, o príncipe Henrique, a princesa Josefina, o príncipe Cristiano, a princesa Isabel, a rainha Margarida e a princesa Mary da Dinamarca

3. Matilde da Bélgica:

Com um total de 33 dias de férias, a rainha belga ocupa um lugar intermédio neste ranking. Matilde despediu-se dos compromissos oficiais a 21 de julho, com a celebração do Dia Nacional da Bélgica, e desde então o seu paradeiro e o da sua família permaneceram um mistério. O descanso só foi interrompido entre 5 e 8 de agosto, quando a rainha e o rei Filipe viajaram para o Brasil para assistir à cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos. Depois disso, voltaram ao desconhecido destino de férias. A monarca tem a agenda vazia até ao dia 8 de setembro.

A rainha Matilde e o rei Filipe no Dia Nacional da Bélgica, a 21 de julho
A rainha Matilde e o rei Filipe no Dia Nacional da Bélgica, a 21 de julho

4. Victoria da Suécia:

Os 41 dias de férias da princesa sueca começaram a 20 de julho, logo após ter posado para o retrato oficial de família no palácio de Solliden, residência oficial de verão da família real. Desde então, a sua agenda tem estado livre de compromissos – com exceção do dia 8 de agosto, em que se reuniu com a equipa sueca de atletas paralímpicos. Este mês e meio de férias tem sido passado na Suécia, mais concretamente na ilha de Öland, onde Victoria e o seu marido, Daniel, compraram uma casa de verão em 2013. A princesa regressa ao trabalho a 1 de setembro.

A rainha Sílvia da Suécia, a o príncipe Daniel, a princesa Estele, a princesa Victoria, a segurar o príncipe Óscar, e o rei Carlos XVI Gustavo
A rainha Sílvia da Suécia, o príncipe Daniel, a princesa Estela, a princesa Victoria, a segurar o príncipe Óscar, e o rei Carlos XVI Gustavo

5. Máxima da Holanda

A mulher do rei Guilherme repousou durante 36 dias, a partir de 8 de julho. Com as três filhas – Catarina, Alexia e Ariana -, os monarcas relaxaram na mansão que adquiriram em 2012 na Grécia, na pequena localidade de Kranidi, e que custou 4,5 milhões de euros. Aí estiveram até 14 de agosto, dia em que a rainha rumou ao Rio de Janeiro para, juntamente com o marido e a filha Catarina, apoiar os atletas holandeses.

A rainha Máxima da Holanda com a princesa Catarina e o rei Guilherme nos Jogos Olímpicos no Brasil
A rainha Máxima da Holanda com a princesa Catarina e o rei Guilherme nos Jogos Olímpicos no Brasil

6. Duquesa de Cambridge:

Ao contrário do que se possa pensar, Kate Middleton é das figuras da realeza com menos dias de férias. Os 31 dias de repouso a que teve direito começaram a 24 de julho, viajando depois com o príncipe William e os seus dois filhos – George e Charlotte – para a região de Biarritz, no sul de França, onde estiveram hospedados no Hotel du Palais. Kate voltou ao trabalho na quarta-feira, para visitar instituições de apoio a jovens com problemas mentais em Londres.

Kate Middleton e o príncipe William voltaram ao trabalho esta semana
Kate Middleton e o príncipe William voltaram ao trabalho esta semana

7. Letizia de Espanha:

Na última posição da lista encontramos a mulher do rei Filipe VI, com 30 dias de férias. Depois de se despedir da comitiva espanhola que rumou aos Jogos Olímpicos, a 29 de julho, a rainha viajou para Palma de Maiorca onde, depois de um retrato oficial no Palácio de Marivent e de um evento com figuras importantes da ilha balear no Palácio de Almudaina, relaxou com a restante família real. Espera-se que volte ao trabalho a 5 de setembro.

O rei Filipe de Espanha e a rainha Letizia com as filhas, Leonor e Sofia, em Palma de Maiorca
O rei Filipe de Espanha e a rainha Letizia com as filhas, Leonor e Sofia, em Palma de Maiorca