Katty Xiomara contadora de histórias

Katty Xiomara apresentou esta sexta-feira no Porto a coleção para o próximo outono inverno. A criadora de moda portuguesa regressou à Invicta apresentando 45 coordenados, no Centro Português de Fotografia, que recebeu em exclusivo este desfile do Portugal Fashion.

Katty Xiomara regressou ao tema que lhe é caro: o romantismo. É por isso que aparecem materiais como o tule, o brocado sem brilhos, as golas com colarinhos ajustados ao pescoço, as estolas de pelo, os folhos. Há depois uma aposta na sobreposição de texturas, criando visuais muito diferentes: vestidos transparentes, saias inteiramente cobertas por palhetas de cor, casacos plissados e brilhantes. Xiomara sabe que não existe apenas uma mulher e por isso não cria para um tipo de corpo em particular. “Tem também diferentes silhuetas, não se concentra numa única, que vão desde o oversize até à peça extremamente justa,” dizia a criadora ao Delas.pt em Nova Iorque.

Katty Xiomara deslumbra Nova Iorque

Cromaticamente, a designer criou uma espécie de ilusão de ótica. “A paleta de cores parece abrangente: concentra-se nos azuis, no preto, nos tons brilhantes do prata e dos nacarados. E, depois, temos alguns tons quentes, os taupe, os beije e os vermelhos madeira, quase rosa. Acaba por haver um crescendo”, afirmou.

Nesta coleção foi ainda possível apreciar o extremo cuidado com a qualidade dos materiais e dos acabamentos. Para Katty Xiomara esse é um dos pontos mais fortes da marca, a par da criatividade, e uma das razões de decisão de compra em mercados como o americano.

Há ainda de salientar um pendor narrativo da coleção, apesar da sua diversidade. Uma ilustração que faz lembrar os desenhos de um conto infantil clássico é repetida por vários peças de diferentes materiais e a distintas alturas do corpo das manequins. Xiomara diz que “o universo misterioso da floresta e as suas criaturas, o dramatismo da noite e a interminável esperança dia” foram o ponto de partida para a coleção de outono inverno 2017/18, que dá pelo nome de “Amores Impossíveis, mas dissociáveis”.

Esse formato de contar histórias foi reforçado pela tapeçaria exposta durante o desfile. Os motivos são os mesmos que estão presentes em algumas peças da coleção – a lua, a raposa, o mocho, o touro e outros animais noturnos -, numa reinterpretação estética do tema musical “El toro enamorado de la luna”, imortalizado pelo grupo musical Gipsy Kings, em que a estilista portuguesa se inspirou para desenhar a coleção de senhora para a próxima estação fria.

Tapeçaria de Katty Xiomara a leilão no Portugal Fashion