Larga emprego como engenheira para fazer chocolates

Chocolates

Há três anos, pela altura do Natal, Raquel Lima decidiu pôr mãos à obra e oferecer a todos os familiares e amigos presentes feitos por si. Como gosta muito de chocolate foi à procura de receitas, comprou formas e fez recheios. Distribuiu pelos amigos, familiares e ficou com alguns em casa. Todos adoraram mas, um mês depois, reparou que os bombons que tinha guardado ficaram com mau aspeto, apesar de o sabor se manter. Um ano depois decidiu fazer um workshop para ver o que tinha corrido mal.

Link_Kendall

“Quando saí daquela sala já não era a mesma pessoa. Percebi que para fazer bombons temos de ter boa matéria-prima, que neste caso é o chocolate, bom material – as formas – e tem de haver uma boa temperagem, que consiste em levar o chocolate a uma determinada temperatura, deixá-lo arrefecer e só depois utilizá-lo. E percebi que tinha, sobretudo, de treinar”, explica ao Delas.pt Raquel Lima.

Os chocolates de Raquel Lima fizeram tanto sucesso que os amigos, sempre que iam ao estrangeiro visitar familiares, queriam levar alguns dos seus bombons. Para que as pessoas soubessem o que estavam a comer, a empreendedora decidiu criar uma marca, dar-lhes um nome. Foi aí que nasceu a Pedaços de Cacau. Três anos depois o volume de negócio era tão elevado que Raquel teve de optar entre a produção de chocolates e o emprego como engenheira florestal. Arriscou e no início deste ano trocou o certo pelo incerto. Agora dedica-se por completo à produção artesanal de chocolates gourmet.

“Já estava farta e cansada daquilo que estava a fazer. O chocolate deu-me o contacto com as pessoas. Enquanto engenheira florestal estava todos os dias em frente ao computador e como tirei Mestrado em Sistemas de Informação Geográfica só fazia mapas e cartas. Há 13 anos que andava nisto, já via tudo quadrado, pixelizado. Estava desumanizada”, recorda a criadora da marca Pedaços de Cacau.

Atualmente ainda faz todos os chocolates em casa. A única ajuda com que conta é de uma empresa de marketing que trata do site da marca e das redes sociais. Até ao final deste ano Raquel espera alargar o espaço de produção e a equipa.

“Noto que não consigo estar em todas as vertentes. Não consigo estar na produção, divulgação, apoio ao cliente e, no meio disto tudo, ainda fazer a gestão da empresa. O único apoio que tenho agora é uma empresa de marketing que me está a tratar do Facebook, site e Instagram. Antigamente até isso tudo eu fazia sozinha”, afirma a empreendedora.

Chocolates da Pedaços de Cacau já conquistaram “óscares da culinária”

Atualmente a aposta principal da marca são as tabletes, bombons e lollypops, mas também têm chocolates temáticos como bombons em forma de coração, paus de canela com chocolate para mexer o café e colheres de chocolate. Os bombons que mais sucesso têm feito, segundo Raquel Lima, são os de laranja, limão, frutos silvestres, caramelo, cacau crocante, mel, Vinho do Porto e manjerico. No que toca às tabletes são as de pimenta-rosa, malagueta e flor de sal, gengibre e canela, hortelã-pimenta, como e amêndoa e laranja e noz.

“Os bombons são feitos com chocolate belga com 54% de cacau para não abafar os sabores dos recheios. Optei por usar o chocolate com 72% de cacau só nas tabletes porque têm uma superfície maior e permite-me pôr coberturas como pimenta-rosa ou laranja e noz que já são forte. Este chocolate é um bocadinho mais saudável, é deste que como todos os dias”, sublinha Raquel Lima.

Apesar de a marca ser recente, no currículo a Pedaços de Cacau já conta com prémios como os ‘Great Taste’ – conhecidos também como os “óscares da culinária” –, boas classificações no Concurso Nacional dos Chocolates Artesanais e medalhas de prata e ouro no concurso Melhor dos Melhores de 2016 e 2017.

Para já, pode encontrar os chocolates à venda no site da marca e em lojas como no norte como a Sabores Monásticos e Maria Bôla. Os preços variam entre 1,95 e 16,50 euros. “Agora tenho de investir mais em Lisboa. O mercado gourmet está aqui”, acrescenta a fundadora da Pedaços de Cacau.

SUBSCREVER

Subscreva a newsletter e receba semanalmente todas as noticias de forma confortável

packshot_site

APP DELAS

Aceda por telemóvel, smartphone ou tablet as notícias, informações, num ambiente atrativo e intuitivo, compatível com o seu equipamento.

Appstore Googleplay

Nova aposta da Marvel é lésbica e latina