Leka da Albânia e Elia Zahaira: um casamento real que demorou seis anos a acontecer

É o último dos casamentos reais a acontecer este ano mas provavelmente o que encerra a história mais interessante. O príncipe herdeiro da Albânia, Leka Zogu II, e a atriz Elia Zahaira deram o nó este sábado, na capital do país, Tirana, depois de seis anos de espera.

Ao casamento, compareceram 300 convidados, entre os quais 50 membros de várias casas reais europeias e do Médio Oriente, com destaque para a rainha emérita espanhola, Sofia, que compareceu sozinha à cerimónia, no Palácio das Brigadas, na capital albanesa.

A noiva usou um faustoso vestido da criadora kosovar Blerina Kllokoqui e, a segurar o véu, a tiara Sapphire Goat, composta por diamantes e safiras, com um adorno em forma de cabeça de cabra (símbolo da casa de Skanderberg).

Leka, 34 anos e Zahaira, 33, estão noivos desde 2010, mas a morte do pai do príncipe herdeiro e a conturbada situação política na Albânia foram adiando sucessivamente o enlace. Leka Zogu II é filho de Leka I, príncipe herdeiro do primeiro rei albanês, Zog I. O pai do agora herdeiro legítimo do trono albanês morreu em 2011. Os pais do herdeiro ao trono albanês (lugar que ocuparia caso o país voltasse a ser uma monarquia), viveram 63 anos no exílio, tendo regressado ao seu país em 2002.

Este é o primeiro casamento real em 78 anos e o segundo da história do país. A Albânia declarou independência do Império Otomano em 1912 e, entre 1928 e 1939, foi uma monarquia protegida pelo regime fascista italiano. Em 1939, o país foi invadido pelas forças nazis. Após o fim da Segunda Guerra Mundial, e até à queda do Muro de Berlim, a Albânia viveu sob um regime ditatorial comunista, tendo pertencido à União Soviética e tendo sido também aliada da China. Tornou-se um país independente em 1991.

 

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.

SUBSCREVER

Subscreva a newsletter e receba semanalmente todas as noticias de forma confortável

packshot_site

APP DELAS

Aceda por telemóvel, smartphone ou tablet as notícias, informações, num ambiente atrativo e intuitivo, compatível com o seu equipamento.

Appstore Googleplay

Sara Prata rendida à cidade de Romeu e Julieta