Lenço, o acessório dos 7 ofícios

Nem sempre foram considerados acessórios de moda, mas atualmente os lenços de tecido ajudam a compor qualquer look. Seja para prender o cabelo em dias quentes, marcar a cintura com um cinto improvisado ou simplesmente enfeitar os pulsos e braços, os lenços tornaram-se multifunções e os acessórios do momento da estação quente.

Carregados de significados, os lenços têxteis eram símbolo de estatuto social no Antigo Egito, serviam para limpar o suor na Roma Antiga e, por volta do século XVIII, em França, foram usados para identificar o partido político de cada indivíduo, através da combinação de cores apresentadas. Por cá, associamos os lenços de pano a higiene pessoal e também a despedidas – sobretudo os lenços brancos. Mas estas são ideias que vai perder rapidamente.

Foi no século XIX que se deu a reviravolta, com os lenços a tornarem-e verdadeiros acessórios de moda. Passaram a produzir-se nos mais diversos tamanhos e materiais, sendo utilizados já no dia-a-dia como complementos do vestuário.

Cada vez mais popularizados, nos anos 40 e 50, as pin ups lançam a tendência: lenço na cabeça com um pequeno nó. O pedaço de têxtil passa assim a acessório de beleza capilar, ajudando a prender os fios e a desviá-los dos olhos. Esta moda regressou em força nos anos 90 e está de volta este verão. Mas agora os lenços não se ficam só pelo cabelo. Apresentando-se como um acessório multifunções, prepare-se para descobrir as várias formas de o usar o verão inteiro.

Se tem um vestido monocromático largo, sem adereços ou pormenores, agarre num lenço mais comprido e faça dele um cinto. Além de ajudar a formar a silhueta, salientando as curvas, vai dar um toque mais cuidado ao look. Conforme a ocasião opte por fazer um laço ou um nó e por o deixar nas costas, na parte da frente ou até de lado.

Também pode utilizar o seu lenço preferido como pulseira, tanto no pulso como no braço. Aqui deve optar por cores fortes, como vermelho, por exemplo, para o acessório sobressair. No entanto, tenha atenção ao material do têxtil, sobretudo no verão, para não ficar com os pulsos demasiado transpirados ou até irritados. Também o tamanho do lenço é importante, opte pelos mais pequenos, pois ter demasiado tecido nos membros superiores pode ficar estranho.

Pode ainda fazer dos lenços colares. Esta é uma tendência que tem vindo a crescer, existindo já alguns lenços com pormenores como pérolas ou missangas. São inúmeras as formas de colocar o acessório ao pescoço: pode dobrá-lo em triângulo, atando de seguida duas pontas atrás do pescoço e deixando uma ponta sobre o peito ou pode, simplesmente, prendê-lo juntinho ao pescoço fazendo um laço na lateral, por exemplo.

Bem sabemos que caminhamos a passos largos para o verão, mas lenços maiores podem servir de agasalho em noites mais frescas. Em vez de um casaco, que é uma peça mais pesada, opte por um lenço que combine com a sua roupa e caso tenha frio coloque-o pelos ombros.

Adereço de mala. Malas sem graça ou neutras, onde gostava de juntar um pouco de cor, são o alvo ideal para colocar um bonito lenço colorido. Prenda-o na alça com um nó bonito e faça furor com uma mala nova.

Pode ainda recorrer ao lenço para se proteger do sol, colocando-o na cabeça como um turbante. Mais do que um acessório de beleza, este pedaço de pano pode mantê-la em segurança na praia ou numa esplanada.

Para perceber melhor como os utilizar no dia-a-dia e ficar já de olho em algum é só percorrer a nossa galeria de imagens disponível acima.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.

SUBSCREVER

Subscreva a newsletter e receba semanalmente todas as noticias de forma confortável

packshot_site

APP DELAS

Aceda por telemóvel, smartphone ou tablet as notícias, informações, num ambiente atrativo e intuitivo, compatível com o seu equipamento.

Appstore Googleplay

Ó Rosa arredonda a saia, esta noite arredonda-a b…