Lucia Etxebarría: escritora espanhola ganha batalha judicial contra estação de televisão Telecinco

Etxebarría

A escritora espanhola Lucia Etxebarría protagonizou uma vitória rara na barra dos tribunais. Etxebarría, popular escritora do país vizinho, autora de livros como ‘Amor, Curiosidade, Prozac e Dúvidas’ ou ‘Nós, que Somos Diferentes das Outras’, ganhou um processo contra a estação de televisão Telecinco, detida pelo grupo Mediaset, de Silvio Berlusconi.

A empresa de media terá de pagar 50 mil euros por danos morais infligidos contra a escritora. O caso remonta a 2013, quando a escritora participou no reality show ‘Campamento de Verano’. Etxebarría nunca escondeu que participava no programa apenas por dinheiro, para saldar uma dívida ao Estado. Acabou por desistir poucos dias depois do arranque, tecendo duras críticas não só aos outros concorrentes mas também à Telecinco, a quem acusou de “assédio moral”.

Depois da saída do programa, Lucia Etxebarría foi ao talk show ‘Salváme Deluxe’, da Telecinco. Confrontada pelos apresentadores do programa, a escritora acabaria por abandonar o segmento a meio, dizendo que a participação em ‘Campamento de Verano’ lhe havia provocado crises de ansiedade e que lhe tinha arruinado um processo de adoção.

O juiz encarregue do caso condenou a estação de Televisão por “intromissão ilegítima e na honra e intimidade pessoal e familiar” da escritora. Os factos em causa são relacionados com as declarações feitas sobre Etxebarría no programa ‘Sálvame’, em 2013.

Num longo texto, publicado na sua página de Facebook, a escritora partilha a sentença do tribunal e revela as verdadeiras razões pelas quais abandonou o programa. Etxebarría explica que foi alvo de assédio sexual.

“Saí porque me obrigaram a presenciar, contra a minha vontade, um concorrente a masturbar-se e não me deixaram sair da cabana. Este concorrente [David Pedre] foi expulso mais tarde precisamente por que assediou outra rapariga em direto (…). o terror que relatei neste incidente (que constitui, de facto, um delito penal) gerou um acosso e um linchamento por parte da cadeia de televisão, que quis passar a ideia de que estava louca”, relata a escritora.

Depressão, ameaças e insultos. Lucia Etxebarría relata também o verdadeiro calvário que viveu depois da saída do programa. “50 mil euros não são nada comparado com o que a Telecinco ganhou à minha custa e não pagam o que tive de passar”, afiança.

SUBSCREVER

Subscreva a newsletter e receba semanalmente todas as noticias de forma confortável

packshot_site

APP DELAS

Aceda por telemóvel, smartphone ou tablet as notícias, informações, num ambiente atrativo e intuitivo, compatível com o seu equipamento.

Appstore Googleplay

Brie Larson é a nova super-heroína da Marvel