Macron diz que os comentários à diferença de idade que tem da sua mulher são misóginos

rtshvpr
French Economy Minister Emmanuel Macron (L) and and his wife Brigitte Trogneux attend the Bastille Day military parade on the Champs-Elysees in Paris, France, July 14, 2016. REUTERS/Charles Platiau - RTSHVPR

O novo Presidente francês foi por diversas vezes alvo de especulações sobre o seu casamento. Emmanuel Macron casou-se com Brigitte Trogneux em 2007, na altura com 54 anos, 24 anos mais velha que o noivo.

O casal conhecia-se desde os 17 anos de Emmanuel quando este era aluno do liceu Amiens onde a Primeira-dama de França era professora de artes e teatro. No entanto foi preciso mais de uma década para se casarem, já depois de Brigitte se ter divorciado. Durante a campanha foram levantados boatos de que Macron teria sido amante da sua atual mulher, acusação que sempre desmentiu.

Mas não foi só este rumor que o Presidente teve de enfrentar, também fora levantadas dúvidas sobre a sua orientação sexual (sendo-lhe inclusive atribuído um amante) e posto por várias vezes em causa o seu amor pela mulher.

Esta semana Emmanuelle Macron falou ao “Le Parisien” sobre estes comentários classificando-os de misógino:

“Se eu fosse 20 anos mais velho que a minha mulher, ninguém pensaria por um segundo que eu não poderia ser o seu parceiro. É porque é ela que tem 20 anos a mais do que eu que as pessoas dizem: ‘essa relação não pode ser sustentável, não pode ser possível’ (…) Há um grande problema na forma como a sociedade vê o lugar de uma mulher.”

O casal presidencial francês não é o único com mais de duas décadas de diferença etária, também Donald Trump e Melania partilham desta condição apesar de não terem sido alvos do mesmo tipo de críticas.