Madeira: veterinária oferece tratamento a animais vítimas dos incêndios

animais de companhia

As chamas que começaram a deflagrar em São Roque, Madeira, na segunda-feira, desceram até ao Funchal, o coração da ilha, e causaram o pânico. Até às 10h30 desta quarta-feira já três pessoas tinham morrido e uma estava desaparecida. Apesar dos esforços dos bombeiros e da população, várias famílias perderam todos os seus bens e até os canis da cidade tiveram de libertar os animais para que pudessem sobreviver. Perante este cenário de caos, a veterinária Andreia Araújo, da Clínica Veterinária Santa Teresinha, decidiu agir.

Esta profissional abriu as portas da clínica onde trabalha para ajudar, gratuitamente, todos os animais feridos ou intoxicados. “Basta deslocarem-se às nossas instalações. Nós estabilizamos os animais e dizemos às pessoas como dar continuidade ao tratamento. Alguns animais têm de ser internados, mas não os podemos acolher, já não temos capacidade”, explicou ao Delas.pt Andreia Araújo.


Leia também o artigo: 7 dicas para poupar com o seu animal de estimação


A veterinária já perdeu a conta aos animais que tratou desde que o flagelo começou, mas garante que foram várias dezenas de cães, gatos e até uma papagaia. Tem dificuldade em isolar um momento que a tenha marcado particularmente desde que as chamas deflagraram. Ainda assim, revela que há uma imagem que não vai conseguir apagar da memória.

“Há muitas pessoas a aparecerem descalças, sem nada, só com uns calções, uma t-shirt e o animal nos braços. Mais nada”, contou.

Tocados com a atitude de Andreia Araújo, os madeirenses não têm poupado nos agradecimentos na página de Facebook pessoal da veterinária e da clínica. “É nossa obrigação fazer alguma coisa, temos tudo ao nosso dispôr, todos os equipamentos. Vamos oferecer, é o nosso trabalho. Se fosse ao contrário também gostava que fizessem isso por mim”, acrescentou a veterinária.

Alguns dos animais ajudados por Andreia Araújo. Fotografia do Facebook da Clínica Veterinária Santa Teresinha
Alguns dos animais ajudados por Andreia Araújo. Fotografia do Facebook da Clínica Veterinária Santa Teresinha