Madonna: “Recuso-me a ter uma vida convencional”

“Constitui uma família bastante inconvencional. Tenho amantes que são três décadas mais novos do que eu. Isto faz as pessoas sentirem-se desconfortáveis. Sinto que tudo o que faço faz as pessoas sentirem-se desconfortáveis”, diz Madonna à edição de fevereiro da revista norte-americana ‘Harper’s Bazaar’.

Numa entrevista confidencial, a rainha da pop admite que sempre se sentiu “oprimida”. “Sei que as pessoas vão dizer que sou ridícula por dizer isto, que sou uma pop star, mas sempre me dificultaram a vida e isso é porque eu sou mulher e também porque me recuso a ter uma vida convencional”, prossegue a cantora norte-americana, de 58 anos.

As declarações de Madonna na publicação surgem um mês depois do discurso emotivo que fez em Nova Iorque, em dezembro, quando recebeu o prémio ‘Mulher do Ano’ da revista ‘Billboard’. Na altura, referiu que para si “é importante dar opinião sobre a importância de as mulheres se ajudarem entre si a ganhar mais poder, a perceber o seu valor e a acreditarem em si mesmas”.

Agora, voltou a referir-se às mulheres. “Eu sou política. Acredito na liberdade de expressão, não acredito na censura. Acredito na igualdade de direitos. Acredito que as mulheres devem abraçar a sua sexualidade e sua expressão sexual. Não acredito que há uma idade em que não possamos [mais] falar ou sentir e em que não possamos ser quem somos”.

A entrevista realizou-se em casa de Madonna em Nova Iorque. “A casa cheira incrivelmente bem – a algo delicioso, talvez a frango assado, que estava a ser cozinhado algures na mansão – e havia uma ligeira fragrância no ar, talvez a jasmim”, conta a jornalista Roxane Gay, acrescentando que a artista chegou atrasada. “Mas, também, o que é o tempo? Ela depois desfez-se em desculpas”, relata.

Gay confessa que não quis colocar questões “que já tivessem sido colocadas”. Acabou por perguntar o que é que existe no facto de ser artista que faz com que Madonna continua a sua carreira. “É inexplicável. É como respirar”, começou por responder a cantora, para logo de seguida contar que um dos ex-maridos – sem revelar se era Guy Ritchie ou Sean Penn – não a compreendia. “[Perguntava] porque é que eu ia gravar outro disco, porque ia fazer outra digressão, porque ia realizar mais um filme. E eu retorquia: ‘Porque tenho de me explicar? Era coisas muito sexistas de se dizer”.

“Alguém pergunta ao Steven Spielberg porque é que ele ainda faz filmes? Ele já não tem sucesso suficiente? Dinheiro suficiente? Alguém se chegou junto de Pablo Picasso e disse ‘Okay, tens 80 anos. Não pintaste o suficiente?”

A ‘Harper’s Bazaar’ comemora com esta edição o seu 150º aniversário. As fotografias são da autoria de Luigi & Iango.


Os mais lidos:

1.

Um chocolate negro criado por investigadores da Universidade de Cambridge.

Publicado por Delas.pt em Terça-feira, 10 de janeiro de 2017

2.

A britânica Anna Ruston foi raptada aos 15 anos.

Publicado por Delas.pt em Quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

3.

Fez sucesso na rede social Pinterest.

Publicado por Delas.pt em Sexta-feira, 6 de janeiro de 2017