Maior prova de vela mundial terá equipas mistas

Velas

O diretor-geral da Volvo Ocean Race, considerada a maior prova mundial de vela e que terá uma etapa em Lisboa, revelou esta semana que espera pelo menos uma ‘skipper’ feminina depois de serem permitidas equipas mistas.

“Temos três equipas que já estão a avaliar tripulações mistas e espero que pelo menos uma venha a ter uma ‘skipper’ feminina”, declarou Mark Turner na sede da Volvo Ocean Race, em Alicante, Espanha.

O ‘skipper’ é o equivalente ao homem do leme, na náutica de recreio.

Nesta fase, o diretor da prova ainda não quis revelar quais são esses coletivos, mas, recordando que em edições anteriores do evento já competiram formações constituídas exclusivamente por velejadoras, nota que o formato misto poderá agora ter um impacto muito maior em termos desportivos e sociais.

“Uma ‘skipper’ feminina numa equipa de homens e mulheres passaria uma mensagem muito mais poderosa do que uma equipa composta só por mulheres”, explica.

Mark Turner admitiu que nem todas as tripulações participantes estarão dispostas a integrar velejadoras, mas diz que a política de igualdade de géneros adotada pela Volvo Ocean Race é para manter.

“Se há desporto em que realmente se pode ter homens e mulheres na mesma equipa, é a vela”, garante.