Marcelo Rebelo de Sousa: “Serei um Presidente livre”

Marcelo Rebelo de Sousa foi eleito hoje Presidente da Republica com 52,14% dos votos. A tomada de posse será no dia 9 de março.

Em segundo lugar nas votações ficou Sampaio da Nóvoa com 22,80%, seguido de Marisa Matias com 10,11% dos votos.

Ao contrário do que é habitual nestas ocasiões, o recém-eleito Presidente da República não fez o seu discurso de vitória na sede de campanha, mas sim na Faculdade de Direito de Lisboa, onde foi aluno e professor.

“Portuguesas e portugueses, fiz questão de me dirigir ao país esta noite a partir da Faculdade de Direito de Lisboa, casa da liberdade e abertura de espírito. Não foi uma opção política, foi uma escolha de natureza afetiva.

Nesta noite desejo saudar em primeiro lugar o povo português, é o povo quem mais ordena.

Serei presidente de todas as portuguesas e portugueses.

Não abdicarei de agir de acordo com as minhas convicções.

Serei um presidente livre.

Confio nas portuguesas e portugueses.

É hora de refazer Portugal.”

Marcelo Rebelo de Sousa fez um discurso de vitória em que mencionou sempre em primeiro lugar as mulheres portuguesas.


Veja aqui como as mulheres sempre foram importantes para esta candidatura


As reações ao resultado destas eleições não se fizeram esperar. O atual primeiro-ministro António Costa veio reafirmar “o compromisso de máxima lealdade.” Sampaio da Nóvoa, o derrotado da noite discursou sorridente lembrando que “a partir de hoje Marcelo rebelo de Sousa é o meu presidente e de todos os portugueses. Fiz esta campanha pela positiva apelando à união entre as fraturas e clivagens que nos separaram nos últimos anos. Também agora quero contribuir para esta união em torno do novo Presidente da republica sem reticencias e com profunda convicção democrática.”

Paulo Portas, ex-presidente do CDS, analisou a campanha e vitória de Marcelo Rebelo de Sousa como um sinal de mudança na politica.

” Há novas formas de fazer política que tiveram nesta eleição uma importância significativa.”

No momento ainda se estão a apurar os resultados de algumas freguesias, sendo já inequívoca a vitória à primeira volta de Marcelo Rebelo de Sousa.

 

Imagem de destaque do Facebook oficial da candidatura.

SUBSCREVER

Subscreva a newsletter e receba semanalmente todas as noticias de forma confortável

packshot_site

APP DELAS

Aceda por telemóvel, smartphone ou tablet as notícias, informações, num ambiente atrativo e intuitivo, compatível com o seu equipamento.

Appstore Googleplay

Marcelo Rebelo de Sousa: quando o voto delas é de…